Na tentativa de acabar com um hiato de dois anos sem a realização do Carnaval de Rua, a Associação Aliança pelo Samba definiu a data da festa do momo para 2018: de 9 a 11 de março. O presidente da associação, Leonardo Ribeiro, conta que a definição ocorreu após uma reunião no último sábado (10). A ideia, segundo ele, é dar início, o quanto antes, aos preparativos por parte das próprias escolas para que iniciem a busca por recursos – com a realização de atividades que possibilitem a entrada de dinheiro ao caixa da associação.
Neste ano, Santa Maria até chegou a ter data para o Carnaval – entre o fim de março e o começo de abril –, mas a festividade acabou cancelada. À época, a associação destacou que não havia tempo hábil para a captação de recurso junto à iniciativa privada e também ao fato da impossibilidade de se ter um aporte financeiro da prefeitura para a realização do Carnaval.
A associação sinalizou com a necessidade de um aporte da prefeitura da ordem de R$ 700 mil, mas o Executivo afirmou que colocaria o recurso na reforma de um posto de saúde, na região oeste da cidade.
A Associação Aliança pelo Samba adianta que comunicará, ainda nesta semana, a prefeitura da realização do Carnaval. Do lado da prefeitura, o Executivo informa, por meio de nota, que “tem a intenção de realizar as festividades em 2018”.
A nota finaliza ao trazer que “irá trabalhar de forma conjunta com a Associação Aliança pelo Samba, na capacitação das escolas de samba e na busca de recursos, junto à iniciativa privada e às leis de incentivo”.