A Secretaria da Educação do Estado divulgou balanço da greve dos professores e informou que menos de 2% dos colégios da rede pública estadual estão totalmente paralisados. Conforme o governo gaúcho, 39 escolas estão totalmente fechadas no Rio Grande do Sul, de um total de 2.545 instituições. Outras 551 escolas do Estado são parcialmente afetadas pela paralisação e têm ao menos um docente em greve.
Cpers admite que houve queda na adesão à paralisação, especialmente depois da assembleia realizada pela categoria na última sexta-feira (10), em Porto Alegre. O Comando de Greve da categoria deve se reunir nesta segunda-feira (13) e encaminhar ao governo um pedido para reabertura de negociações. Três pontos ainda estão pendentes, segundo os professores: o pagamento do 13º salário de 2017 em dia, a garantia do pagamento integral e sem parcelamento de salários a partir de 30 de dezembro, e o compromisso do governo gaúcho em discutir reposições salariais.
— A categoria não vai recuar se não ficar muito claro sobre como será o pagamento do 13º — disse Helenir Schüerer.
A Secretaria da Educação afirmou que não deve haver, nos próximos dias, nova mesa de negociação. Os professores estão em greve há mais de dois meses.