A piscina pública de Farroupilha, que fica junto ao Parque dos Pinheiros, passará por reformas no próximo ano. Segundo secretário municipal de Esportes, Sidinei Catafesta, o objetivo é atrair um maior público para o local.
Com recurso federal de quase R$ 500 mil, as obras serão dividias em três etapas. A primeira prevê reformas na estrutura física da piscina, além de reparos no encanamento, no sistema de filtros e bombeamentos. No projeto, é prevista também a construção de uma piscina para as crianças e adolescentes e de vestiários masculinos e femininos. Em um segundo momento, ainda conforme o secretário, será construída a cobertura da piscina e o aquecimento da água. A terceira e última etapa prevê o cercamento de todo o espaço ocupado pela piscina pública.
O início de obras está previsto para março do ano que vem, depois da temporada de verão, que começa no dia 2 de dezembro de 2017 e encerra 25 de fevereiro do ano seguinte. A previsão é de a reforma seja concluída até dezembro de 2018.
A piscina pública funciona das 10h às 19h, menos nas quintas-feiras, quando o local não abre ao público. Para participar, é preciso se inscrever e pagar uma taxa de R$ 60, que garante acesso liberado duranet toda a temporada. No ano passado foram mais de 300 usuários inscritos.
Exame médico
Tramita na Câmara de Vereadores de Farroupilha um projeto de lei que muda o artigo do Código de Posturas sobre o uso de piscinas públicas e coletivas no município. A proposta retira a obrigatoriedade de realização de exames médicos para os frequentadores. Porém, conforme o secretário, continuará sendo obrigatória a apresentação de laudo médico para fazer uso da piscina municipal.