As famílias atingidas pelo temporal de 19 de outubro em Santa Maria poderão solicitar o saque do Fundo de Garantia (FGTS) durante a semana que vem. A medida foi autorizada após a União reconhecer a situação de emergência do município. Na cidade, cerca 1,3 mil famílias foram prejudicadas pelo forte vento e pela chuva. Os prejuízos foram registrados também em prédios públicos e na zona rural do município.
As pessoas poderão procurar a prefeitura da próxima segunda-feira (20) até a sexta-feira (24), das 7h30 às 13h para realizarem um cadastro referente aos endereços atingidos. Só devem procurar o executivo as pessoas que moram nas áreas atingidas e que tiveram algum dano relativo ao temporal.
Os moradores devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência no seu nome. Depois, a Defesa Civil fará uma vistoria em cada endereço para comprovar os danos.
Após a análise será feito um cadastro dos locais atingidos e das pessoas que solicitaram o benefício, que será assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom e encaminhado ao Setor de Fundo de Garantia da Caixa Econômica Federal para análise.
Leia mais:
Cinco cidades do RS têm decreto de emergência reconhecido pela União após temporal em outubro
Cartão Reforma destinará R$ 21,7 milhões a 21 cidades gaúchas na 1ª fase
Depois desse encaminhamento é que a Caixa definirá os prazos e cronogramas para pagamento do FGTS. O limite máximo de saque é de R$ 6.220 e a pessoa deve ter saldo em conta para ter acesso ao dinheiro.
Já com relação à liberação de recursos estaduais, o município precisa ainda elaborar um plano de trabalho para recuperação. Nele deve ser detalhado, entre outras questões, o que deve ser recuperado e a necessidade de recursos.