Cinco cidades gaúchas tiveram, nesta quinta-feira (16), o decreto de emergência reconhecido pelo governo federal. São elas: Santa Maria, Jari e Mata, na Região Central, e São Borja e Itaqui, na Fronteira Oeste. Os municípios foram atingidos pelo temporal do dia 19 de outubro.
O reconhecimento está publicado no Diário Oficial da União. Com isso, as cidades passam a ter uma garantia quanto à liberação de recursos e acesso a benefícios - como ajuda humanitária e possibilidade de dispensa de processo licitatório.
Em Santa Maria, uma das cidades do Estado mais atingidas pelo temporal de outubro, cerca 1,3 mil famílias foram prejudicadas pelo forte vento e pela chuva. Os prejuízos foram registrados também em prédios públicos e na zona rural do município.
Leia mais:
Mais quatro cidades do RS têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal
Cartão Reforma destinará R$ 21,7 milhões a 21 cidades gaúchas na 1ª fase
Agora, conforme o coordenador da Defesa Civil no município, Cladmir Nascimento, na tarde desta quinta, a prefeitura se reunirá com representantes da Caixa Econômica Federal para tratar sobre os critérios que as famílias atingidas precisam preencher para solicitar o acesso ao Fundo de Garantia (FGTS).