A Trensurb fechou todas as estações às 22h30min deste domingo (1º) para concluir reparos na rede aérea em São Leopoldo após um temporal com ventos de mais de 100 km/h. Segundo a companhia, essa medida era necessária para buscar garantir a retomada dos serviços na segunda-feira (2) pela manhã, a partir das 5h20min.
Desde o início da noite, os trens circularam somente entre as estações Mercado, em Porto Alegre, e Mathias Velho, em Canoas. Uma árvore atingiu a rede aérea, ao sul da Estação São Leopoldo.
Com ventos de até 120 km/h, o temporal que atingiu o Estado na tarde deste domingo (1º) deixava 640 mil imóveis sem luz às 21h de domingo. A tormenta ainda destelhou casas e derrubou postes. Um motorista de 65 anos morreu após seu carro ser atingido por uma árvore no Noroeste.
Há relatos de transtornos de Cruz Alta, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santo Augusto, Panambi, São Borja, Horizontina, Cachoeira do Sul e Passo Fundo. Na Os ventos ultrapassaram 100 km/h na Capital, onde a Vigilância Meteorológica do Centro Integrado de Comando (Ceic-Metroclima) chegou a emitir alerta para que as pessoas evitassem sair à rua. A ventania causou correria durante um concerto da Ospa no Jardim Botânico, derrubou a lona de um circo e destruiu parte do ginásio da Brigada Militar.