A Vigilância Meteorológica do Centro Integrado de Comando (Ceic-Metroclima) emitiu na noite deste domingo (1º) um alerta para que as pessoas evitem sair à rua em Porto Alegre. Uma forte chuva, acompanhada de vento, atingia a Capital. Até as 19h, havia registro de alagamentos em pelo menos cinco vias: Farrapos, Voluntários, Sertório, Osvaldo Aranha e Erico Verissimo. Também havia falta de luz em bairros da cidade.
Conforme o sistema Metroclima, o vento chegou a atingir 95 km/h na região do aeroporto, mas rajadas ultrapassaram 100 km/h em outros pontos de Porto Alegre. Pouco antes das 19h, o Metroclima afirmava que o temporal começava a ceder na área central da cidade. Mesmo assim, mantém a recomendação para evitar as ruas por causa da falta de luz e dos fios e árvores caídos.
A prefeitura afirma que este foi o pior temporal desde 29 de janeiro de 2016, que espalhou destruição por bairros de Porto Alegre. Segundo o Metroclima, o "avanço da frente fria sob atmosfera de baixíssima e incomum pressão atmosférica" causou a tormenta deste domingo.
O temporal que chegou à Capital provocou transtornos em diversos municípios. Os ventos fortes derrubaram árvores e destelharam casas. Há relatos de transtornos em Cruz Alta, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santo Augusto, Panambi, São Borja, Horizontina, Cachoeira do Sul e Passo Fundo.
Em São Luiz Gonzaga, a Expo São Luiz, feira que realizaria seu último dia neste domingo, precisou ser interrompida em função da chuva e ventos fortes, conforme o Corpo de Bombeiros. Houve queda de árvores e destelhamentos no município.
Moradores de Cruz Alta registraram imagens de pavilhões destruídos na FenaTrigo, devido aos ventos fortes do temporal. As lonas vieram abaixo. A feira também precisou ser interrompida.
Em Panambi, os bombeiros distribuíram lonas por conta dos destelhamentos e, de acordo com o relato à reportagem, o material acabou.
A Polícia Rodoviária Federal emitiu alerta pedindo que os motoristas evitem trafegar em rodovias da região central do Estado, especialmente nas proximidades de Santa Maria.