Quatro equipes trabalham na limpeza de ruas e praças de Santa Maria, cidade atingida por forte temporal na madrugada de quinta-feira (19). São 43 servidores da prefeitura, com apoio de funcionários da empresa SulClean.
Os trabalhos nesta sexta-feira (20) se concentram na Praça Saldanha Marinho, Avenida Rio Branco, Avenida Borges de Medeiros, Rua Venâncio Aires, Praça Roque Gonzalez, Parque Itaimbé, Praça Saturnino de Brito e Praça do Mallet.
Após o temporal, foram totalizados 130 contêineres com problemas, entre tombados, danificados e deslocados. Também foram mais de 250 ocorrências entre corte de árvores e desobstrução das vias.
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Angela Tomazetti está com as aulas suspensas, assim como a Escola João Hundertmark, a EMEI Sinos de Belém e a EMEI Casa da Criança, que também tiveram problemas nos telhados em função do vento. Por causa dos prejuízos causados na cidade, a prefeitura de Santa Maria suspendeu as provas de um concurso público que aconteceriam neste domingo (22).
Conforme a administração municipal, 1,2 mil famílias foram atendidas. Todos os bairros do município registraram algum tipo de ocorrência em função dos ventos – a Região Oeste foi a mais atingida.
Os donativos para as famílias atingidas pelo vendaval são recolhidos na sede do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros na Rua Coronel Niederauer, 890. São necessários materiais de higiene, produtos de limpeza e alimentos não perecíveis.
Leia mais:
Após temporal, prefeitura de Santa Maria adia provas de concurso com 11 mil inscritos
Madrugada de medo e desespero em Santa Maria
Nesta sexta, três equipes, formadas por técnicos da prefeitura engenheiros, arquitetos e assistentes sociais estão visitando as famílias atingidas. Um relatório detalhado dessas visitas e a definição sobre um eventual decreto de emergência serão comunicados em uma entrevista coletiva às 14h.