Uma intensa rotina de ensaios precede os meses de festa natalina em Gramado. Ainda que faltem mais de dois meses para 25 de dezembro, a cidade da Serra já está com em ritmo final de preparação para receber moradores e turistas no tradicional Natal Luz, que começa daqui a duas semanas e segue até janeiro. E a programação do evento, que chega à sua 32ª edição, tem novidades: três dos quatro grandes espetáculos são totalmente novos e com participação do público.
Segundo o diretor artístico do evento, Edson Erdmann, o inédito espetáculo Reencontros de Natal, que reunirá músicos e atores em um grande palco no Lago Joaquina Rita Bier, promete emocionar a todos. Também o show de acendimento vai inovar ao pedir ao público para ajudar a fornecer a energia necessária para iluminar o espetáculo.
— O público, cantando, vibrando, colocando o celular para o alto, vai promover esse acendimento. Só com animação é que vamos ter luz! — descreve Erdmann, que já dirigiu artisticamente grandes projetos como a Jornada Mundial da Juventude e o espetáculo de reinauguração do estádio Beira-Rio.
O presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, também ressalta as mudanças deste ano, destacando que a Vila de Natal, que antes era montada nos pavilhões da ExpoGramado, agora será erguida na Praça das Etnias, o que torna a atração mais acessível ao público.
— Projetamos um equilíbrio. Se temos três grandes espetáculos pagos, também oferecemos outras atrações gratuitas ao mesmo tempo — explica Néspolo.
Também há atrações gratuitas
A Rua Coberta será ainda palco para outras 80 atrações gratuitas, sempre a partir das 19h30min, com teatro, música e outros espetáculos. A tradicional Paradinha de Natal ocorre aos finais de semana com cerca de 40 atores nas ruas centrais da cidade. Ao todo, cerca de 2 milhões de turistas são esperados em Gramado durante o evento e cerca de 300 mil pessoas nos espetáculos pagos.
A ideia da organização é atrair um público ainda maior para a celebração, que vai durar 81 dias e, na última edição, reuniu cerca de 250 mil pessoas somente em seus três espetáculos pagos. No 32º Natal Luz de Gramado, a capacidade para o Eu Sou Maria, Grande Desfile de Natal e o Natal Pelo Mundo era de 270 mil espectadores, o que representa 92,5% da ocupação. Na edição de 2015, foram 300 mil espectadores para uma capacidade de 340 mil, ou seja, ocupação de 88%.
A programação do Natal Luz, evento é organizado pela Gramadotur e prefeitura, abre no dia 26 de outubro, quinta-feira, com o show de acendimento das luzes de Natal, na frente do Palácio dos Festivais, e prossegue até 14 de janeiro.
Natal Luz de Gramado
- De 26 de outubro de 2017 a 14 de janeiro de 2018
- Os ingressos variam entre R$ 130 e R$ 300.
- Site: natalluzdegramado.com.br.
PROGRAMAÇÃO
Grande Desfile de Natal
- Quintas e domingos, às 21h30min. Em novembro e dezembro, acontece também às segundas-feiras, às 21h30min, na ExpoGramado
O Grande Desfile traz, em 2017, uma apresentação de acrobatas, bailarinos, patinadores, atores que encenam todo o encantamento do Natal. Efeitos especiais e interações com o público preparam o momento apoteótico esperado por todos.
Reencontros de Natal
- Quartas e sábados às 21h30min, Lagoa Joaquina Rita Bier
O espetáculo do Lago mostra o reencontro de uma família embalado pelas mais belas canções de Natal.
Natal pelo Mundo
- Terças e sextas às 21h, ExpoGramado
Sofia, a menininha que visitava a Fantástica Fábrica de Natal quando criança, agora comemora mais um aniversário. Como todas as pessoas que se tornam adultas, ela confronta seus sonhos infantis: afinal, o que é verdade, o que é fantasia? Sofia e seus amigos partem em uma aventura encantada para conhecer as tradições de Natal do mundo todo. Múltiplos cenários criam uma atmosfera envolvente que fazem o Natal pelo Mundo ter uma surpresa atrás da outra.
Show de Acendimento
- Diariamente às 20h30min, em frente ao Palácio dos Festivais
Personagens mágicos trabalham em uma usina responsável por acender a cidade de Gramado e ligar o Nata, contando com a participação do público e da ajuda do Papai Noel.