O Programa de Asfaltamento Rural (PAR), da prefeitura de Farroupilha, terá uma nova etapa em 2018. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito projeta uma série de obras que vai contemplar 10 comunidades do interior, num total de 7,5 quilômetros de pavimentação. Para isso, ainda depende da aprovação de um empréstimo junto ao Badesul. Na noite de terça-feira (10), a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, a solicitação do financiamento.
O empréstimo é de R$ 5 milhões e, além do asfaltamento no interior, o valor servirá para a pavimentação de seis trechos na área urbana. A expectativa da prefeitura é que o recurso possa ser liberado até o final do ano. A contrapartida do município será de pouco mais de R$ 500 mil. Enquanto o custo para a melhoria nas ruas da área urbana será totalmente coberto pelo dinheiro da prefeitura, as estradas rurais dependerão também da destinação de recursos das próprias comunidades. Os moradores são responsáveis por fornecer a brita graduada, o que corresponde a cerca de 25% do custo da obra.
Até agora, o PAR resultou no asfaltamento de 8,7 quilômetros de estradas no interior do município. Das localidades contempladas (confira abaixo), oito dão continuidade a essas pavimentações. Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito, Fernando Silvestrin, as vias contempladas são importantes para o escoamento da produção agrícola do município. O setor primário é responsável por 12% da arrecadação do município, destaca o secretário, sobre a importância dessas obras.
Depois da liberação do financiamento, a Secretaria Municipal de Planejamento conclui os projetos arquitetônicos e executivos. O passo seguinte é a licitação para contratação da empresa que fará a obra. A previsão de Silvestrin é que o asfaltamento possa começar no início do ano que vem. Farroupilha tem 1,2 mil quilômetros de estradas no interior.
Localidades do interior contempladas:
São Marcos: Acesso à Escola Estadual Isabel Venzon com 270 metros de asfalto
Linha 30: Continuação do trecho pavimentado com 500 metros de asfalto
Linha Rio Branco: Continuação do trecho pavimentado com 500 metros de asfalto
Linha 47: Continuação do trecho pavimentado com 1 mil metros de asfalto
Linha Jacinto: Continuação do trecho pavimentado em direção à Comunidade de Santo André com 1,3 mil metros de asfalto
Linha Caravaggeto: Ligação da RS -122 com a comunidade com 1 mil metros de asfalto
Linha 80: Continuação do trecho pavimentado com 800 metros de asfalto
Linha São João: Continuação do trecho pavimentado com 1,3 mil metros de asfalto
Linha Caçador: Continuação do trecho pavimentado com 500 metros de asfalto
São Luiz: Continuação do trecho pavimentado com 400 metros de asfalto
Trechos contemplados na área urbana:
Na área urbana do município, o secretário disse que foram priorizados asfaltamentos em vias de grande fluxo e que estejam com calçamento deteriorado. Os trechos são os seguintes:
Industrial: Rua Porto Alegre até a rua João Fabro Filho
Imigrante: Rua Primo Postali, da Rua Paim Filho até a Rua Pedro Fagherazzi
Santo Antônio: Rua Raneri Petrini, da Avenida Pedro Grendene até a Escola Estadual José Fanton
Pio X: Rua 25 de Julho, com 142 metros de asfalto desde a Av. Pedro Grendene
Centro: Rua Cel. Pena de Moraes, da Rua Tiradentes até a rótula de acesso a R. Papa João XXIII
Nova Vicenza: do acesso à RS-122 até a rua Vêneto