Mesmo com chuva, quem circula por Gramado neste feriado (12) percebe movimentação de equipes trabalhando na montagem da estruturas para o Natal Luz. Os artistas ensaiam há mais de um mês em locais fechados. Ao todo, cerca de 1,5 mil pessoas estão envolvidas com o evento, segundo estimativa da organização, que está a cargo da Gramadotur.
A programação foi apresentada oficialmente nesta semana, e a abertura ocorre no dia 26 de outubro com o show de acendimento das luzes, na frente do Palácio dos Festivais. Os quatro grandes espetáculos reúnem cerca de 700 pessoas, conforme o diretor artístico do evento, Edson Erdmann. O Grande Desfile de Natal concentra o maior número de artistas, cerca de 400 pessoas. Para o inédito espetáculo Reencontros de Natal, no Lago Joaquina Rita Bier, serão cerca de cem pessoas, entre tenores, músicos e outros profissionais.
Saiba mais
Gramado divulga programação do 32º Natal Luz
Atrações infantis reúnem turistas neste feriado em Gramado
Festuris, em Gramado, vai ter ponto de coleta do projeto Mini Gentilezas
O presidente da Gramadotur, Edson Nespolo, projeta, com as 80 atrações gratuitas, mais cerca de 500 pessoas envolvidas.
_ Isso porque temos muitos corais, são cerca de 30 grupos participando _ aponta.
Nespolo acrescenta uma estimativa de cerca de 300 pessoas atuando na montagem das estruturas de palco, iluminação e decoração em Gramado. A chuva dos últimos dias atrapalha a montagem de estruturas e o início de ensaios ao ar livre. A previsão é de que a colocação da decoração seja intensificada a partir de segunda-feira. Três empresas venceram licitação para cuidar dos adereços das avenidas principais, pórticos e iluminação da cidade.
A Vila de Natal, que antes era montada nos pavilhões da ExpoGramado, será erguida na parte externa do parque, na Praça das Etnias. A intenção é reconstruir o cenário de uma vila, com igreja, campanário e Casa do Papai Noel. Segundo Nespolo, ali serão comercializados artesanatos, principalmente de Natal.
_ Vamos trabalhar com 60% de artesãos locais e abrir o restante dos espaços para os regionais _ afirma o presidente da Gramadotur.
O último balanço da organização aponta 87 mil ingressos vendidos para os espetáculos pagos até esta quinta-feira (15). A projeção é de que mais de 100 mil bilhetes sejam comercializados até o dia de abertura. A programação vai até 14 de janeiro