Na próxima segunda-feira (16), as 12 escolas atingidas pelo temporal do dia 1º de outubro em Tupanciretã, na Região Central, devem retornar às aulas. Desde o começo do mês, cerca de 2,2 mil alunos tiveram as atividades interrompidas em função da forte chuva e das rajadas de vento, que chegaram a 128km/h.
Das 12 escolas, dez ficam localizadas na zona urbana e as outras duas no interior do município. A Secretaria de Educação avalia que os prédios atingidos tiveram, em sua maioria, estragos na rede elétrica e parte delas foi destelhada. Tupanciretã tem, ao todo, 19 escolas municipais que somam 2,5 mil alunos. No momento, apenas há aula nas instituições que atendem a Educação Infantil.
O prejuízo, entre destelhamento e danos nas estruturas elétrica e física das escolas, é de R$ 104 mil nas 12 escolas de Tupanciretã, segundo a prefeitura.
A Defesa Civil do município emitiu decreto de situação de emergência em 1º de outubro. Mas a prefeitura aguarda, no momento, a homologação do governo do Estado e, na sequência, da União.
O município contabiliza prejuízos que somam R$ 22,5 milhões. O valor leva em conta as perdas na agricultura, os prejuízos nos acessos à zona rural, já que as estradas do interior ficaram comprometidas. Na cidade, mais de 300 postes caíram.
O temporal causou estragos em cerca de 5 mil residências de Tupanciretã, de um total de 7 mil imóveis. Conforme a prefeitura, 700 deles precisam necessariamente de ajuda do poder público para reconstrução.