A empresa Visate, responsável pelo transporte coletivo urbano de Caxias do Sul, foi multada em quase R$ 9,5 mil. A multa foi definida a partir de reclamações de passageiros ao Alô Caxias.
O serviço de atendimento da administração começou a receber queixas do transporte no início de agosto. A partir dos relatos dos usuários, fiscais da Secretaria de Trânsito passaram a verificar o cumprimento de horários. Segundo a Secretaria de Trânsito, entre os dias 23 e 29 de agosto, foram registradas 37 falhas, 20 por queima de voltas e 17 por atrasos em oito linhas. Entre elas estão a linha Troncal e linhas circulares. Antes do Alô Caxias começar a receber as reclamações, a Secretaria de Trânsito já havia identificado falhas em 25% dos horários da Linha Fátima. Apesar disso, o registro não foi incluso na notificação.
Segundo o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, os problemas serviram para alertar sobre a necessidade de se criar um novo canal para receber as reclamações, já que antes apenas a Visate recebia ligações dos passageiros. De acordo com o secretário, a fiscalização das linhas será contínua. Cada multa por queima de volta custa R$ 345,06. Para cada atraso, a penalidade é R$ 172,53.
A Visate tem 15 dias para apresentar recurso. A empresa disse que não vai se manifestar porque ainda não recebeu a notificação. As reclamações ao Alô Caxias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site sac.caxias.rs.gov.br.