A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) está investigando as circunstâncias da fuga dos sete detentos do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, no último sábado (23). De acordo com o delegado Anderson Prochnow, titular da 2ª Delegacia Penitenciária Regional, um procedimento interno foi aberto para apurar o caso:
- Agora compete a Corregedoria Penitenciária ouvir os servidores, visitar o local, analisar as imagens, outras situações, e tomar as devidas providências, verificar se houve falha e porque houve essas falhas para evitar que fugas desse tipo voltem a ocorrer. Está sendo investigado, de outros apenados que não conseguiram obter êxito na fuga, terem ajudado esses sete que aquele dia conseguiram fugir - diz o delegado.
Na tarde desta quinta-feira (28), o terceiro detento foi recapturado. Rudinei Gonçalves de Almeida foi preso em Itaara. Conforme a Brigada Militar de Itaara, foi feito um cerco na casa onde se tinha informações de que o detento estava escondido. Rudinei tentou fugir pelos fundos, mas acabou preso novamente.
Com a prisão dele, ainda restam quatro detentos foragidos. Na manhã de quarta-feira (27), foi recapturado Wellington Machado dos Santos, em Tupanciretã. E ainda no domingo (24), Leandro da Rosa Braz, foi recapturado na zona rural de Júlio de Castilhos.
Os foragidos:
Leia mais:
Brigada Militar prende um dos detentos que fugiu do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos
Polícia faz buscas a criminosos que escaparam de presídio em Júlio de Castilhos
No sábado, os sete detentos fugiram da casa prisional por volta das 14h. Eles estavam no pátio do presídio, durante o banho de sol, quando pularam o muro da unidade e correram em direção a um campo. Ainda segundo o delegado, vizinhos teriam avisado sobre a fuga:
- A Brigada Militar estava responsável pelo pátio. Os detentos fugiram e segundo informações preliminares, os vizinhos, do entorno do estabelecimento, teriam avisado o presídio, a Brigada Militar, que um ou dois apenados teriam obtido sucesso numa tentativa de fuga. Paralelamente a isso, todos os demais que estavam no pátio foram recolhidos e foi constatada a ausência de sete apenados - conta o delegado.
Denúncias sobre os foragidos podem ser feitas pelos telefones 190 da Brigada Militar ou pelo (55) 3220-0144 da Susepe.