Uma máquina da prefeitura de Santa Maria está parada há mais de dois anos em uma mecânica, na região sul da cidade. A máquina é um trator esteira de 17 toneladas e chegou ao pátio da mecânica de José Valenzuela, 63 anos, em agosto de 2015. Ele prestou o serviço à prefeitura ainda em setembro de 2015 a pedido da Secretaria de Infraestrutura.
Acontece que o serviço, que teve um custo de R$ 22,5 mil, nunca foi pago, conforme Valenzuela disse à reportagem da Rádio Gaúcha na manhã desta segunda-feira (18):
“A máquina está lá (no pátio da mecânica) e, até o momento, sigo esperando que a prefeitura venha me dizer se pagará pelo serviço prestado.”
Ainda em outubro de 2015, a prefeitura solicitou a entrega do veículo. Mas Valenzuela afirmou que o trator não sairia do pátio da mecânica, que fica na vila Lorenzi, sem o pagamento pelo serviço prestado.
A máquina, que é da década de 70, poderia ser utilizada nas demandas da zona rural do município. Ainda em 2016, a prefeitura, na gestão passada, procurou o mecânico ara resolver o impasse. Mas não houve avanço, assevera Valenzuela.
Do lado da prefeitura, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, informou por meio de nota, que “não houve previsão orçamentária para custear essa despesa na gestão passada”. A nota ainda acrescenta que “em função da restrição orçamentária, até o presente do momento, também não houve a disposição de recursos” por parte da prefeitura.
A Gaúcha questionou se há alguma outra máquina operando em substituição a que está parada. A prefeitura informa que “que nenhum outro equipamento foi adquirido para os serviços, sendo utilizados os materiais disponíveis, que são motoniveladoras e retroescavadeiras”. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos afirma que não há custos pelo fato de a máquina não estar sendo utilizada.
Há na Câmara de Vereadores uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades no uso das máquinas da prefeitura de Santa Maria