A alta da maré chamou a atenção de quem passou pelas praias do litoral catarinense na tarde deste domingo (17). No Caldeirão, como é conhecida parte da praia do Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina, a faixa de areia ficou totalmente coberta pela água.
A tendência é que a situação continue até a próxima quarta-feira (20) por conta de uma combinação de fatores: a maré astronômica, resultado da atração gravitacional exercida pela lua e pelo sol sobre a Terra, e a influência de um ciclone presente no oceano, na altura do Rio Grande do Sul.
— Muitas praias de Florianópolis e de Barra Velha, no Litoral Norte, estão com o mar avançando sobre a faixa de areia. É uma condição que devemos ter atenção ao longo deste domingo, já que o comportamento de maré alta continua em algumas praias. Esse ciclone no RS pode fazer com que as ondas aumentem um pouco, ficando na casa de 1,5 m até 2 metros nas praias abertas — explica o meteorologista Leandro Puchalski.
Leia mais
Após fim de semana chuvoso, Rio Grande do Sul terá calorão
Chuva expulsa mais de 200 famílias de casa no Rio Grande do Sul
A Secretaria de Estado da Defesa Civil, que emite avisos em situações de mar muito agitado, não chegou a realizar nenhum comunicado ao longo deste domingo. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria, nenhuma ocorrência foi registrada em função do fenômeno.