O aviso de licitação para recuperar a ponte do Caí, no km 427 da BR-386, entre Montenegro e Nova Santa Rita, será publicado na próxima segunda-feira (11). O valor investido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será confirmado ao final do processo de licitação, pois a modalidade de concorrência escolhida pretende estimular as empresas a oferecerem o menor valor possível, sem estarem condicionadas a um valor que o governo pretende pagar.
Antes de realizar a recuperação da travessia, a vencedora da concorrência terá de realizar o projeto de restauração em um prazo de dois meses. A partir da aprovação dos estudos, a obra deverá ser realizada em nove meses. A expectativa é de que o trânsito deverá ser totalmente liberado no fim de 2018.
As obras de reforço na estrutura da ponte deveriam ter começado em março de 2017. O tráfego está parcialmente interrompido no trecho desde outubro do ano passado. Apenas uma pista está liberada. O lado bloqueado corre o risco de ruir.
O Dnit deveria ter concluído o anteprojeto de reparo da estrutura no fim de 2016. Porém, o trabalho só foi finalizado em julho deste ano.
O local está sinalizado e o limite máximo de velocidade no trecho é de 40 km/h. A região sofre com congestionamentos diários por causa deste bloqueio parcial.