O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes, projetou que a estatal deve investir nos próximos seis anos R$ 1,1 bilhão em obras e melhorias nas rodovias que administra. Na tarde desta sexta-feira (29), Nunes detalhou o reajuste das tarifas nasa 14 praças de pedágio sob responsabilidade da EGR, que será de 34,62% na tarifa básica, válido a partir da 0h de segunda-feira (2). O diretor-presidente justificou o índice aplicado, argumentando que deveria ser ainda maior em razão da defasagem de 86% dos últimos 10 anos sem aumento.
— Na realidade, o passivo que nós temos que cobrir nas rodovias é muito significativo. Nós precisamos dar uma arrancada razoável para que a gente possa cumprir esse cronograma de obras que a gente tem definido.
Entre as obras destacadas por Nunes, está a conclusão do viaduto de Santa Cruz do Sul, na RSC-287, no valor de R$ 27 milhões. Também pretendem iniciar nos próximos dias a licitação para melhorias na RS-239, em Taquara, onde a pista será duplicada num trecho de 2,6 Km. A RS-235, na região de São Francisco de Paula, também receberá melhorias para aumento de capacidade de fluxo. O mesmo será feito na RS-040, ligação da Grande Porto Alegre com o sul do Litoral Norte (Confira a tabela completa de valores).
Sobre novas duplicações de rodovias, Nelson Lídio Nunes afirma que não há capacidade financeira para esse tipo de obra.
— Nós estamos trabalhando no conceito de aumento de capacidade de rodovia. A duplicação tem um custo muito elevado. Nós temos que viver uma realidade brasileira e uma realidade gaúcha. O importante é tu ter aumento de capacidade. Tu faz terceira faixa num sentido, depois tu faz terceira faixa em outro sentido. E aí vai desafogando o trânsito. Desta forma, fizemos trabalhos significativos e com custo mais razoável.
O diretor-presidente da EGR também criticou a decisão do então governador Tarso Genro de reduzir os valores das tarifas quando a EGR foi criada, em 2012.
— Foi uma certa irresponsabilidade de não ter sido feito um estudo para fazer uma redução. Foi sem base técnica, inclusive apontada em várias auditorias do Tribunal de Contas e também da Controladoria e Auditoria Geral do Estado.
O secretário de Infraestrutura e Logística na época, João Victor Domingues, rebateu as críticas.
— O governo do Estado quer colocar a responsabilidade pela sua inoperância nos governos anteriores. Irresponsável era o modelo de pedágio implantado pelo PMDB. A redução das tarifas foi feita, porque a condição macroeconômica melhorou. E mais. Se reduziu, permitindo que a EGR fizesse duplicações. E a única duplicação que está sendo feita começou no governo anterior. É fácil transferir responsabilidades pela própria incapacidade de encontrar soluções.
As melhorias previstas
1. Praça de Boa Vista do Sul
- Aumento da capacidade da RS-453, com implantação de terceira faixa, no total de 10 km, entre Estrela e Garibaldi. Implantação de seis novas interseções na rodovia.
2. Praça de Campo Bom
- Construção de acessos na RS-239 aos municípios de Nova Hartz e Campo Bom e à Universidade Feevale; duplicação da rodovia ente Taquara e Arroio Tucanos.
3. Praça de Candelária
- Implantação de terceiras faixas na RS-287, entre Santa Cruz do Sul e Contenda do Sul.
4. Praça de Coxilha
- Recuperação estrutural e aumento da capacidade da RS-135; inspeção e recuperação de pontes e viadutos.
5. Praça de Cruzeiro do Sul
- Aumento da capacidade da RS-453; construção de binário no município de Venâncio Aires, no bairro Coronel Brito; rótula e interseção no Distrito Industrial de Cruzeiro do Sul.
6. Praça de Encantado
- Aumento da capacidade das rodovias RS-129 e RS-130; construção de viaduto na travessia urbana no município de Arroio do Meio.
7. Praça de Flores da Cunha
- Aumento da capacidade, com implantação de terceira faixa na RS-122.
8. Praça de Gramado
- Aumento da capacidade, com implantação de terceira faixa na RS-235; duplicação da rodovia no trecho Canelinha/Saiqui, total de 1,5 km.
9. Praça de São Francisco de Paula
- Aumento da capacidade da RS-235, com implantação de terceira faixa.
10. Praça de Portão
- Implantação de duas passarelas sobre a RS-240; aumento da capacidade da rodovia, com implantação de terceira faixa.
11. Praça de Santo Antônio da Patrulha
- Aumento da capacidade da RS-474, com implantação de terceira faixa; implantação de duas novas interseções na rodovia.
12. Praça de Três Coroas
- Duplicação de trecho de RS-115, entre a RS-239 e o município de Igrejinha.
13. Praça de Venâncio Aires
- Aumento da capacidade da RS-287, com implantação de terceira faixa, entre Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.
14. Praça de Viamão
- Aumento da capacidade da RS-040 e da RS-784, com implantação de terceira faixa.