Começou nesta segunda-feira (04) a mudança dos moradores do bairro Santa Fé para o Complexo Habitacional Rota Nova, em Caxias do Sul. Conforme o secretário de Habitação da cidade, Elisandro Fiuza, cerca de 200 famílias devem se mudar para o Loteamento Matioda até o final da próxima semana.
Nesta segunda 27 mudanças devem ser realizadas com a ajuda de 22 caminhões e 140 funcionários de diversas secretarias municipais. O objetivo é de que até o final deste mês as 420 famílias, contempladas no projeto, tenham sido transferidas para o Rota Nova, localizado na Estrada Municipal Pedro De David.
Até a última sexta-feira (1º), 189 moradores do bairro Cidade Industrial tinham se mudado para o Rota Nova. É o caso de Tiago Fogaça, que agora reside no complexo habitacional com a mulher e os filhos. "Está sendo bom. A princípio, do jeito que nós estávamos lá, aqui está perfeito. Melhor impossível", conta Fogaça.
Entre os motivos para a satisfação dele, estão o espaço para as crianças brincarem e andarem de bicicleta. "Minha casa é nota dez. É perfeita pra mim. Têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Mas, pelo menos para nós, que somos em quatro, está bom", afirma.
Com a mudança, além de receber uma nova casa para morar com a família, Tiago, que estava desempregado, foi contratado por uma empresa de transporte, para fazer o deslocamento das crianças que passaram a morar no Rota Nova para as escolas que ficam em bairros distantes. Tiago começa a trabalhar no mês de outubro.
Trânsito
O bairro Santa Fé fica às margens da RS-453, próximo a Codeca. Por ser um local de trânsito intenso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Municipal de Caxias auxiliam na ordem do tráfego no local. Portanto, quem se desloca pela rodovia deve ficar atento e diminuir a velocidade.