Maior município da Região Central, com 278,4 mil habitantes, Santa Maria recebeu nesta sexta-feira (1º) mais um shopping center. Investimento de R$ 120 milhões da paulista VBI Real State, o Praça Nova tem capacidade para mais de 170 lojas.
No momento, são pouco mais de 80, mas esse número deve chegar a cem até a próxima semana, com a expectativa de gerar até 1,5 mil empregos. O empreendimento fica na região oeste da cidade, às margens da BR-158.
Leia mais
Shopping de Santa Maria terá conjunto de cinemas com 1,1 mil lugares
Shopping TOTAL anuncia novas lojas e quer ser "point da saúde"
A superintendente de shopping que responde clientes no Facebook
Superintendente do Praça Nova, Leonardo Moretti, projeta que, por mês, entre 400 mil e 450 mil pessoas passem pelo local. Mas esse número deve aumentar, segundo ele:
– A região tem um potencial de 1 milhão de consumidores, puxada por Santa Maria, que se coloca como capital da região central.
Ainda segundo Moretti, a ideia é viabilizar, a médio prazo, um hotel junto à área do shopping. Mas antes disso é preciso que haja uma atualização do Plano Diretor para que o hotel seja erguido, conforme o Executivo municipal.
Cátilo Cândido, diretor de assuntos institucionais da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), afirma que a tendência do mercado é buscar municípios fora dos grandes eixos urbanos – como capitais – para viabilizar novos empreendimentos.
– Até o fim do ano, projetamos que 17 shoppings sejam inaugurados no país, sendo que cinco deles já foram entregues e ainda faltam 12. E 76% deles estão em cidades do interior – afirma Cândido.
O segundo maior shopping de Santa Maria, o Royal Plaza, que fica no centro da cidade, também se prepara para a concorrência.
O diretor do shopping, Ruy Giffoni Filho, afirma que a ideia é, até 2020, ampliar o empreendimento com mais 80 lojas, que se somam às 115 existentes. O investimento previsto é de R$ 60 milhões que inclui a construção de um hotel em cima do shopping com 150 apartamentos e mais quatro andares de estacionamento. Passam pelo local, por mês, 240 mil pessoas. Ainda há, na cidade, mais outros dois shoppings.