Depois de dois anos, o desfile de Sete de Setembro voltou à Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul. Em 2015, o evento foi transferido para a Rua Plácido de Castro e no ano passado não aconteceu por causa do mau tempo.
De acordo com a prefeitura, 41 entidades estavam inscritas para o desfile, mas quatro desistiram. Uma delas foi o Esporte Clube Juventude e mais três escolas estaduais. Ainda segundo a prefeitura, as três escolas estaduais desistiram do desfile devido à greve dos professores estaduais, que começou na última terça-feira (5).
O desfile começou às 9h. A escola municipal Erny de Zorzi, do distrito de Vila Oliva, foi uma das mais aplaudidas. Alunos e professores lembraram o vendaval que destruiu parte do distrito na madrugada de 8 de junho.
Um grupo de professores, funcionários e alunos da Escola Estadual Henrique Emílio Meyer e do Colégio Estadual Melvin Jones estavam vestidos de preto em protesto ao parcelamento de salário dos servidores do Estado.
Cinco mil pessoas de quase 40 entidades participaram do Desfile Cívico em Caxias.
Em Bento Gonçalves, 22 entidades e escolas desfilaram das 9h ao meio dia. Em Farroupilha o desfile teve início às 10h e 45 instituições participaram.
Na Praça Dante Alighieri, às 17h, acontece o encerramento da Semana da Pátria. O fogo simbólico será apagado e a bandeira do Brasil será arriada. Durante a cerimônia a Banda do Exército Brasileiro fará uma apresentação.