De janeiro até o final de julho deste ano, 3.459 pessoas buscaram informações nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), de Caxias do Sul. Os números foram apresentados na noite desta segunda-feira (25) na abertura da Semana Municipal do Turismo. O centro que mais recebe turistas é o que fica dentro da igreja de São Pelegrino, concentrando 43% das visitas.
Conforme os dados da secretaria de Turismo de Caxias, a maior parte dos turistas buscou os centros de atendimento para obter informações sobre atrativos turísticos. O levantamento apontou que a maoria dos que buscaram informações nos CATs estavam na cidade a passeio (926).
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Renata Carraro, a secretaria tem relatórios de atendimento desde 2007. Esse material aponta que, desde então, o CAT de São Pelegrino é o mais procurado.
Atualmente, Caxias conta com cinco CATs. Além do de São Pelegrino, há o da Praça Dante Alighieri, o do aeroporto e o dos Pavilhões da Festa da Uva. Neste ano, duas unidades foram desativadas, nos distritos de Criúva e Vila Cristina. Em janeiro, quando a de Criúva foi desativada, a justificativa foi a falta de estrutura. Em junho, quando a unidade de Vila Cristina foi fechada, a prefeitura afirmou que havia baixa procura.