Os professores da rede pública estadual decretaram, na manhã de ontem (05), greve por tempo indeterminado. Em Caxias do Sul, a adesão à greve nesta quarta-feira (06) ainda é pequena.
De acordo com a 4º Coordenadoria Regional de Educação (CRE) as escolas paralisadas totalmente hoje são: Escola Estadual Dante Marcucci, a Escola Dario Granja Sant'anna, a Ivanyr Euclinia Marchioro, a Escola João Magalhães Filho, a Escola Estadual Rachel Calliari Grazziotin, a São Virgílio, o Colégio Estadual Imigrante, a Escola Estadual Presidente Vargas, além da Escola Estadual de Ensino Médio Clauri Flores Alves, a Olga Maria Kayser, a Escola Irmão Guerini, a Paulo Freire e a Escola São Caetano, que deve aderir a paralisação a partir de segunda-feira. Outras oito aderiram a greve de forma parcial e nove continuam com aulas normais.
Conforme o 1º Núcleo do CPERS em Caxias do Sul são 26 escolas paralisadas total ou parcialmente na cidade.
Em Farroupilha, o Colégio São Tiago e a escola estadual Farroupilha aderiram a greve de forma parcial. Em Bento Gonçalves o Colégio Estadual Dona Isabel e o Colégio Estadual Landell de Moura, as maiores escolas da cidade, tem aula normal.
Os professores paralisam as atividades por conta do parcelamento de salários e segundo David Carnizella, novo coordenador do 1º Núcleo do CPERS em Caxias, a greve deve seguir na próxima semana.