A Universidade de Caxias do Sul (UCS) busca recursos para construir um complexo no bairro Cruzeiro, em Caxias, que abrigará o serviço de clínica veterinária e laboratórios de exames e pesquisa. Os serviços já funcionam em outros locais da universidade e a proposta é que sejam transferidos para o mesmo espaço físico na rua Travessão Solferino. A obra tem o projeto pronto e o custo estimado para construção é de R$ 14 milhões.
No momento, a clínica funciona de forma interna para o público acadêmico desde o início deste ano no espaço onde está localizada a cavalaria da Brigada Militar. Os laboratórios funcionam em diferentes pontos da universidade.
Conforme o pró-reitor acadêmico, Marcelo Rossato, só falta um documento para que a clínica possa abrir para o público em geral, que deve ser obtido em breve. Trata-se de um documento da prefeitura de Caxias relacionado à emissão de notas. Os demais alvarás já foram obtidos.
Rossato explica que o que diferencia a clínica de um hospital é que o hospital atende 24 horas. Todos os serviços que o hospital prestaria podem ser feitos pela clínica, inclusive as cirurgias. Para que a clínica seja elevada a hospital, o pró-reitor relata que será necessário avaliar a demanda pelo serviço para saber se é viável contratar mais médicos veterinários a fim de fechar as escalas para que o hospital possa ser constituído.
Em um segundo momento, quando a universidade executar a obra no bairro Cruzeiro, a clínica ou hospital será transferida para esse espaço, assim como os diversos laboratórios. Os animais de pequeno porte passarão a ser atendidos ali, enquanto os de grande porte seguirão sendo atendidos no espaço da cavalaria da Brigada.
O conjunto dos serviços em um complexo de atendimento é denominado de Centro de Diagnóstico, Tratamento e Pesquisa Veterinário. Rossato explica que uma das facilidades no novo espaço será a possibilidade de encaminhar o animal para exames próximo do local onde é feito o atendimento clínico.
A UCS busca os recursos através de editais junto a bancos de fomento e também a obtenção de recursos para pesquisa, o que possibilita a compra de equipamentos. Quando a universidade conseguir reunir o valor necessário para construção do Centro, o prazo previsto para a conclusão da obra é de 10 meses. Segundo Rossato, esse prazo é possível pelo fato de o projeto prever uma construção com estruturas pré-moldadas.