Na manhã desta segunda-feira (7), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a perícia concluíram que o túnel descoberto na semana passada dentro do presídio Regional de Passo Fundo tinha apenas três metros de comprimento. A escavação recém havia começado. O objetivo era permitir a fuga de até 200 apenados. Ao todo, 11 presos foram isolados e respondem à sindicância.
O diretor da casa prisional, Renato Garlet, confirmou que hoje foram retirados mais 30 sacos de terra de dentro do túnel. Na última sexta-feira, quando agentes penitenciários descobriram e isolaram a escavação, foram retirados outros 100 sacos.
- Além disso, os presos cavaram no formato da letra L, já que se depararam com canos de esgoto - ressalta Garlet.
O túnel tem ainda 1m50cm de altura e 80cm de diâmetro. A inspeção e a perícia ocorreram somente hoje para garantir as visitas e a segurança do local durante o fim de semana. A sindicância pode ser concluída em até três meses, mas a Susepe acredita que o resultado seja divulgado já na próxima semana. A casa prisional tem 692 presos e a capacidade é para apenas 307. Em 2013, 2014 e 2016, outros três túneis já foram encontrados no presídio de Passo Fundo.
Leia Mais