A fiscalização dos feirantes de Caxias do Sul que vendem produtos minimamente processados e industrializados será definida pelo grupo de trabalho montado para discutir o assunto. Inicialmente, a Secretaria da Agricultura tinha estabelecido prazo até metade de agosto. Depois da polêmica repercussão, esse período foi prorrogado até meados de setembro. Mas, agora, esse prazo também foi extinguido.
Segundo a Secretaria da Agricultura, o andamento do trabalho desenvolvido pelo grupo vai definir o período em que as fiscalizações vão começar. Dados levantados pela prefeitura mostram que 17 feirantes dos 38 com irregularidades demonstraram interesse em seguir as normas. Para o dia 18 de setembro, está marcada uma reunião entre o grupo de trabalho e os feirantes. A ideia do encontro é promover esclarecimentos sobre a regularização.
A prefeitura alega cumprir a legislação vigente, com o objetivo de garantir que os alimentos comercializados são seguros para o consumo. Os produtores reclamam da burocracia e do custo para constituir agroindústrias para vender produtos em quantidade que não compensa o investimento.