Um encontro, nesta quinta-feira (24), marcará mais um passo nas tentativas de adesão do Rio Grande do Sul ao regime de recuperação fiscal. Os secretários da Fazenda, Giovani Feltes, e de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, se reunirão com o secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, Gustavo Barbosa, a partir das 15h.
A intenção é alinhar os trâmites entre os dois Estados, já que tanto o Rio Grande do Sul quanto o Rio de Janeiro apostam no novo regime para aliviar a crítica situação financeira. O objetivo é deixar de pagar as parcelas da dívida com a União por pelo menos três anos.
Conforme a secretaria da Fazenda gaúcha, o RJ tem ativos autorizados para apresentar como garantia aos empréstimos, o que não é o caso do RS. O Piratini entende que medidas de ajuste fiscal feitas no governo de José Ivo Sartori serão consideradas.
O governo do Estado já propôs a privatização ou federalização das estatais CEEE, Sulgás e Cia Riograndense de Mineração (CRM). Os secretários também se reunirão com a diretora da Área de Energia do BNDES, Marilene de Oliveira Ramos Múrias dos Santos.