A Zurich Airports, empresa responsável por administrar o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a partir de 1º de janeiro de 2018, divulgou imagens de como ficará o novo terminal de passageiros previsto para ser construído em substituição ao atual, que está defasado para o número de passageiros que anualmente passam pelo local. A obra precisa ficar pronta até setembro de 2019, conforme previsão do contrato de concessão assinado nesta sexta-feira em Brasília.
Com o apoio da Racional Engenharia, de São Paulo, a concessionária refez o projeto do futuro terminal. A Infraero havia iniciado a obra em 2013, mas parou dois anos depois por causa da lentidão do serviço e da perspectiva da concessão. CEO da Concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis (Caif), o suíço Tobias Markert explica que a fundação da obra já iniciada será mantida pela empreiteira que fará a construção.
Mas o projeto teve mudanças significativas em relação à proposta pela Infraero, principalmente na arquitetura externa. Isso ocorreu, segundo Markert, porque o contrato previa um novo contrato já que o antigo havia sido contratado pelo governo federal.
Veja abaixo os principais investimentos nos primeiros dois anos e dois meses de contrato, como prevê o acordo com o governo federal.
Investimentos em 26 meses
Pelo contrato, a Zurich precisará fazer as seguintes melhorias até setembro de 2019:
1) Construir novo terminal de passageiros, organizado em dois ou mais níveis operacionais com vias e equipamentos para atender pelo menos:
- 1.330 passageiros domésticos em hora pico durante o embarque
- 1.290 passageiros domésticos em hora pico durante o desembarque;
- 370 passageiros internacionais em hora pico durante o embarque;
- 310 passageiros internacionais na hora pico durante o desembarque;
2) 10 pontes de embarque e respectivas posições de pátio para atender de forma simultânea e independente a 9 aeronaves;
3) Construir novo pátio de aeronaves, para atender a, pelo menos, de forma simultânea e independente, 16 aeronaves;
4) Construir estacionamento de veículos e respectivas vias de acesso, adjacente ao novo terminal de passageiros, para pelo menos 2.530 vagas dedicadas exclusivamente a visitantes e passageiros;
5) Adequação dos acostamentos da pista de pouso e decolagem;
5) Adequação da faixa de pista e respectiva faixa preparada da pista de pouso e decolagem
6) Adequação das pistas de táxi, seus acostamentos e faixas de pista de táxi;
7) Ampliação da pista de pouso e decolagem para um comprimento de, pelo menos, 2400 metros;
8) Implantação de pista de táxi paralela ao sul com ligação direta às cabeceiras da pista de pouso e decolagem;
9) Disponibilizar sistema automatizado de gerenciamento e inspeção de segurança da bagagem, capaz de inspecionar 100% das bagagens despachadas embarcadas em aeronaves partindo do aeroporto;
10) Disponibilizar sistema de inspeção de segurança da carga capaz de inspecionar até 100% da carga embarcada em aeronaves partindo do aeroporto com destino internacional.