Nos últimos dias, a Polícia Rodoviária Federal de Santiago tem atendido frequentes ocorrências envolvendo incêndios às margens da BR 287, na região de Santiago e Jaguari, o que gerou a necessidade de acionamento do Corpo de Bombeiros e orientações de trânsito.
Conforme a PRF a falta de chuvas tem sido a principal causa do surgimento de queimadas na região, pois o mato seco, aliado a ventos fortes e ao calor ajudam na propagação das chamas. Outro fator que contribui para a formação do fogo está diretamente relacionado a conduta dos usuários das vias, que às vezes, acabam jogando pontas de cigarros pelas janelas dos veículos, por exemplo. Há ainda aqueles que colocam fogo, com intuito de limpar o local ou renovar a vegetação.
A PRF alega que estes incêndios, além de danificar a fauna e flora local e de mobilizar todo um aparato operacional, podem ainda ocasionar acidentes graves devido à fumaça e às chamas geradas, já que o ar fica rarefeito e a visibilidade extremamente reduzida.
Atirar ou abandonar qualquer objeto ou substância para fora de veículos é infração de trânsito podendo gerar uma multa média no valor de R$ 130,16 e somar quatro pontos na CNH do condutor. Há ainda o crime ambiental para quem for flagrado ateando foco à vegetação com multa e pena de reclusão de três a seis anos.