A Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul flagrou 50 vans clandestinas e 100 motoristas não cadastrados desde o início do ano. São veículos e condutores não autorizados a transportar passageiros por não se enquadrarem na legislação municipal ou nas regras da secretaria.
Entre as situações identificadas, estão motoristas até então legalizados que excederam cinco pontos na carteira devido a multas. Atualmente, esse é o limite por lei para atuar no serviço. Quem ultrapassa a pontuação fica proibido de realizar o curso de transporte escolar e se torna clandestino. A ampliação desse limite para 15 pontos foi uma das exigências da manifestação realizada ontem por proprietários e motoristas de vans em frente à prefeitura de Caxias do Sul.
De acordo com o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, no entanto, o município discorda da alteração na lei para ampliar a pontuação porque isso permitiria aos motoristas cometer até duas multas gravíssimas. Como esses motoristas transportam crianças, o entendimento, de acordo com o secretário, é de que seja esperado dos condutores a menor quantidade de multas possível e não o aumento da tolerância. Ao serem identificadas, as vans clandestinas são apreendidas, e os motoristas, atuados.