O narrador Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha, falou sobre o colunista Paulo Sant'Ana, que morreu na noite desta quarta-feira (19) em Porto Alegre.
– Ninguém foi maior do que Paulo Sant'Ana na imprensa do Rio Grande do Sul. Falo sem nenhum medo de errar – sentenciou o comunicador.
Leia mais:
Morre, aos 78 anos, o jornalista Paulo Sant'Ana
Renato Portaluppi lamenta morte de Sant'Ana: "Me tornei este jogador graças a ele"
Relembre as principais colunas de Paulo Sant'ana em 45 anos de ZH
Amor, genialiade, vida... Relembre frases célebres de Paulo Sant'Ana
Veja repercussões sobre a morte de Paulo Sant'ana, aos 78 anos
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin contou algumas histórias do colunista:
– Lembro do Sant'Ana em Grêmio e Portuguesa, final do Brasileirão de 1996. O Farid (Germano Filho) era o nosso repórter. Ele pegou o carro-maca e desfilou no Olímpico com o Sant'Ana cantando: "Portuguesa, pode esperar, a tua hora vai chegar!". A torcida gremista enlouqueceu.
Leia mais:
Em nota, Grêmio lamenta morte de Paulo Sant'Ana: "um dos torcedores mais fervorosos"
Sartori lamenta a morte de Paulo Sant'Ana: "Era um personagem do nosso Estado"
VÍDEO: Pablo ou Paulo? Sant'Ana fala sobre si mesmo
"O Sant'Ana deveria ser como o Grêmio: imortal", diz Guerrinha
Outra história, também ocorrida no Estádio Olímpico, relembrada pelo narrador foi quando Sant'Ana cantou a música "Querência Amada" com os tradicionalistas Osvaldir e Carlos Magrão.
Para Pedro Ernesto Denardin, Sant'Ana também foi o maior colunista da história do Rio Grande do Sul:
– A coluna dele foi única. Ninguém tinha o talento dele para desenvolver assuntos do cotidiano, mesmo que eventualmente falasse demais de si mesmo. Há 40 anos, mais de 1 milhão de leitores começavam a ler a Zero Hora de trás para frente, por causa de sua coluna.
Pedro recordou também a briga de Sant'Ana com David Coimbra em um Sala de Redação:
– Foi memorável. Ele se sentiu ameaçado pelo David, que assumia aquela última página da Zero Hora, e isso criou uma estrutura combativa entre os dois. Sant'Ana disse: "tu tens inveja de mim". David respondeu, pedindo para parar. Eles se estranharam, David mexeu em uma cadeira para jogar nele, Sant'Ana queria arremessar a bengala nele. Tivemos que apartar no intervalo.
Sobre o Grêmio, Pedro falou sobre a final do Gauchão de 1999, quando ele interrompeu o grito de gol de sua equipe contra o Inter:
– Estou narrando o gol e o Sant'Ana gritava: "Pelé! Pelé!". Batia em mim, me puxava. É um momento histórico da Rádio Gaúcha.