Nesta terça-feira (25), representantes de 11 empresas japonesas estiveram na Federasul, em Porto Alegre, para uma rodada de negócios com 15 companhias gaúchas, entre públicas e privadas. Os executivos discutiram possíveis parcerias comerciais entre os dois países.
A iniciativa é resultado da missão do Rio Grande do Sul ao país asiático, ocorrida no início de junho, capitaneada pelo governador José Ivo Sartori.A visita do grupo nipônico ao Brasil é organizada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, cuja sigla é Jica, com escritório em São Paulo e Brasília.
De acordo com a coordenadora Hiroko Saito, além do Rio Grande do Sul, a comitiva ainda tem compromissos em Curitiba e Londrina, no Paraná, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Antes da rodada de negócios, os executivos japoneses apresentaram suas empresas. Como são de porte médio a micro, a ideia dos empresários não é instalar bases nipônicas no Estado, mas construir parcerias - tanto com o governo quanto com companhias privadas.
Entre os nichos de mercado estão construção civil, metalmecânico, alimentação, química, saneamento, além do ramo farmacêutico e da tecnologia da informação.