1. Ponto a ponto, quais as principais alegações da defesa de Temer
O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira entregou, na quarta-feira (5), a defesa do presidente Michel Temer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. No documento, de 98 páginas, o criminalista busca derrubar a acusação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que atribui ao presidente crime de corrupção passiva no caso JBS. Confira os principais pontos da denúncia contestados pela defesa de Temer.
2. Prejuízo no carro por causa de buraco? Saiba como buscar ressarcimento
Os motoristas de Porto Alegre têm vivido dias de rali nas últimas semanas. A situação se agravou em junho, com chuvas que persistiram por dias. O resultado foi que a buraqueira tomou conta e segue obrigando condutores a redobrarem a atenção para evitar danos nos pneus e na suspensão dos veículos. O que os motoristas precisam saber é que não são obrigados a amargar o prejuízo causado por um buraco na via. Caso comprovado o dano, a prefeitura poderá pagar a conta. Na administração da Capital, existe departamento específico para tratar desse assunto, oferecendo solução sem ação na Justiça: a Câmara de Indenizações Administrativas (CIA) recebe e julga pedidos de indenizações por danos materiais.
3. É permitido sorrir em documento de identificação?
O relato de um fotógrafo mineiro sobre como convenceu os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Minas Gerais a permitirem que fizesse a fotografia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sorrindo viralizou na internet. Filipe de Oliveira Borges, 33 anos, postou em seu perfil no Facebook uma reprodução da CNH para comprovar o feito com o sorrisão estampado na foto 3x4. A normativa varia de acordo o órgão emissor. O Detran do Rio Grande do Sul, por exemplo, permite que o condutor expresse um leve sorriso na foto da CNH, mas faz outras restrições a acessórios ou peças de vestuário que cubram a cabeça. A Polícia Federal, órgão responsável pela emissão do passaporte, também permite um sorriso discreto. Mostrar os dentes, não.
4. Após tumulto, Câmara de Porto Alegre aprova aumento da contribuição previdenciária
Após sessão tumultuada, encerrada quando servidores invadiram o espaço da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereadores aprovaram na quarta-feira (5) o projeto do Executivo que eleva a contribuição previdenciária dos trabalhadores de 11% para 14%. A proposta, que teve 20 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção, foi apreciada em sessão extraordinária. Houve tensão desde o início, quando parte dos servidores foi impedida de entrar no plenário e teve de ficar no saguão. Do lado de dentro, sob protestos, os trabalhos foram interrompidos duas vezes, até que as portas fossem abertas. A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), líder da oposição, chegou a pedir o adiamento da votação, mas o requerimento foi rejeitado por 20 a 11. Por volta das 19h, um grupo de servidores que acompanhava a sessão deixou as galerias e dirigiu-se à Mesa Diretora, onde ocorreu um empurra-empurra com vigilantes e guardas municipais durante fala de Clàudio Janta (SD), líder do governo.
5. Grêmio treina para duelo contra o Avaí
O Grêmio treina às 15h30min no CT para o jogo de domingo (9) contra o Avaí. O confronto, antes marcado para as 19h, será às 16h, atendendo a uma adequação da grade de TV. No duelo, Grohe deverá ser desfalque tricolor, já que teve um corte profundo no joelho esquerdo durante partida contra o Godoy Cruz e levou sete pontos.
6. Inter se prepara para duelo contra o Criciúma
O Inter faz um trabalho às 10h para o jogo de sábado (8) contra o Criciúma. Para a partida, a equipe estará reforçada, já que o novo contrato de Edenilson foi oficialmente registrado no Boletim Informativo Diário da CBF e, assim, o atleta está liberado para atuar.
7. Rio Grande do Sul deve ter mais um dia de tempo firme nesta quinta-feira
O tempo segue firme no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (6), com sol e temperatura amena. A mínima do Estado, de 5°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, enquanto a máxima, de 24°C, pode ser registrada em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Na Capital, os termômetros marcam entre 10°C e 24°C. A condição climática verificada nos últimos dias (de tempo seco, frio pela manhã e clima agradável à tarde) tem explicação. O cenário deve mudar a partir de sexta-feira (7), quando há possibilidade de chuva na Fronteira Oeste e no Sul. As precipitações, no entanto, não passam dos 2mm em cidades como Uruguaiana, Quaraí, Jaguarão e Chuí. A instabilidade pode ganhar força no sábado (8) – por volta dos 20mm –, mas não se espalha pelas demais faixas do território gaúcho.