Ao final da noite, o presidente do Grupo Abril, Walter Longo, fez a palestra inaugural do Festival de Publicidade de Gramado, batizada com o tema desta edição, "Nunca a diferença fez tanta diferença". Longo falou do que batizou de “trilema digital”, três questões que a humanidade precisa enfrentar. A primeira delas é o perigo da indigência cognitiva que acometeria as pessoas que confiarem todo seu conhecimento a dispositivos tecnológicos.
– Hoje nós temos todo o conhecimento humano nas nossas mãos e não temos a curiosidade para busca-lo – disse o executivo. – A gente falava que a TV emburrecia as pessoas... Quanta saudade. Nós temos hoje uma ferramenta que está agudizando esse fenômeno.
Segundo Longo, a internet está criando uma polarização entre curiosos e não curiosos, gerando assim uma nova forma de inequalidade social.
– A internet está tornando os espertos mais espertos e os estúpidos mais estúpidos – alertou. – A curiosidade será a grande diferença entre pessoas. É por isso que existe a preocupação com esse fenômeno de perda gradativa da curiosidade.
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O segundo desafio é descrito por Longo como “tribalismo”. Segundo o executivo, os algoritmos das redes sociais estão incentivando o convívio entre iguais e a alienação de ideias diferentes. A consequência disto é que as pessoas estão cada vez mais maniqueístas num momento em que é fundamental a aceitação das diferenças.
– Estamos assistindo ao fim do contraditório, e isso traz como consequência a violência e a indiferença. A indiferença está tomando conta da coletividade. Nunca fomos tão tribais.
A terceira questão trazida por Longo diz respeito a tendências associadas aos millennials, que são a geração menos empreendedora em décadas e priorizam o “ser” em detrimento do “ter”, além de aderirem ao lowsumerism e ao compartilhamento.
– Ainda não encontramos um modelo de consumo compatível com os novos movimentos. Compartilhamento é algo bom socialmente e ecologicamente. Mas temos que prestar atenção na excessiva redução de consumo enquanto não encontramos um modelo econômico compatível – disse o executivo.
Por fim, Longo se disse otimista com relação ao futuro e ofereceu três conselhos aos jovens da plateia:
– Coloquem no cérebro a maior quantidade de informações que puderem. Leiam muito, e as sinapses vão começar a acontecer.
– Abram-se para o novo, para o inesperado. Pensem diferente e aceitem as diferenças. Não sejam lobotomizados pelos algoritmos e vão em busca do que não foi pedido, do que não faz sentido, abracem o contraditório, amem o divergente, pois todos eles estão contribuindo pra que você seja uma pessoa melhor. Façam diferente para fazer melhor.
– Compartilhem tudo, mas não condenem o consumo. Vivam intensamente e não restrinjam as experiências. Consumo consciente não é ruim nem errado. E vão em busca de um novo modelo econômico. Só assim a nossa geração vai estar entregando o mundo pra vocês com a certeza de que ele estará em boas mãos.
Promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), o Festival Mundial de Publicidade de Gramado é considerado o maior do setor na América Latina e o terceiro do mundo. A 21ª edição ocorre até sexta-feira, na cidade da serra gaúcha. Entre os convidados, estão o diretor de criação da Africa, Ricardo Figueira, e o head de planejamento da Crispin Porter + Bogusky Brasil, Caio Delmanto, o humorista Rafinha Bastos e a atriz Regina Casé.