O Rio Uruguai alcançou 11m82cm na manhã desta quinta-feira (8) em Uruguaiana – mesmo nível da segunda maior enchente da história, registrada em 2014. Como o rio segue subindo, o município da Fronteira Oeste deve ultrapassar a marca histórica, ficando atrás somente da cheia de 1983. Há 34 anos, o Rio Uruguai chegou a 13m68cm.
A previsão da Defesa Civil era de que o rio estabilizasse na quarta-feira (7), mas, com a chuva forte nos últimos dias na cabeceira, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, a água continuou descendo e causando problemas em Uruguaiana.
Leia mais:
AO VIVO: temporal causa estragos e transtornos no Rio Grande do Sul
Uruguaiana tenta tirar do papel dique prometido há décadas
FOTOS: chuva tira famílias de casa em Uruguaiana
Município mais atingido pela chuva em todo o Estado, o município tem 24,3 mil pessoas afetadas indiretamente pela enchente, sendo que 5,8 mil delas estão fora de casa. Apenas 267 estão em abrigos, o restante, 5.806 moradores, está na casa de conhecidos ou em barracas de lona montadas na rua, para evitar roubos do que sobrou nas casas invadidas pela água.
Assim como na maior parte do Estado, chove em Uruguaiana nesta quinta-feira (8). Segundo o coordenador da Defesa Civil, o município segue apreensivo com o aumento do Rio Uruguai.
– Quando chove aqui, não eleva muito o nível do rio, mas o problema é que dificulta o escoamento da água. Além disso, os córregos estão muito cheios, então a água volta. Sem falar na dificuldade para os moradores arrumarem suas coisas – diz Wouthers.