A Rio Grande Energia (RGE) confirmou que 150 mil clientes estão sem luz na área de abrangência da companhia, a maioria na Serra. As equipes já estavam trabalhando desde o início da noite de quarta-feira, quando iniciou a chuva e já havia problemas acumulados desde a semana passada em virtude do mau tempo. A situação piorou na madrugada com a queda de granizo.
Leia mais
Árvore cai sobre ônibus da Caxiense durante temporal em Caxias
Vendaval destelha casas e derruba árvores em São Sebastião do Caí
Temporal causa uma morte no distrito de Vila Oliva, em Caxias
Entre 200 a 300 casas são danificadas pelo temporal em Veranópolis
Segundo a empresa, em razão da chuva e a elevação do nível dos rios, eletricistas enfrentam problemas para acessar pontos da rede que necessitam manutenção, especialmente naqueles locais em que precisam ser utilizados maquinário pesado para a troca de poste e a recomposição da rede.
Por causa dos fortes ventos, inúmeros galhos foram lançados contra a rede e várias árvores de grande porte tombaram, rompendo cabos da rede de distribuição de energia da elétrica.
A forte chuva da madrugada causou diversos estragos em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí, Veranópolis e no distrito de Vila Oliva, onde uma morte foi registrada.
Conforme a CEEE, houve falta de luz em Porto Alegre e Pelotas, mas os problemas já foram solucionados.
Estragos no RS
O mau tempo que atinge o Rio Grande do Sul causa estragos e transtornos em diversas regiões do Estado. Entre as regiões mais afetadas por destelhamento de casas, desmoronamentos, queda de árvores e postes, além de alagamentos, estão Serra, Vale do Caí, Vale do Sinos e Região Metropolitana.