A Rua Bento Gonçalves, em Caxias do Sul, foi bloqueada por moradores do Euzébio Beltrão de Queiróz, na noite desta sexta-feira. Os moradores estão indignados com a falta de luz, situação que ocorre desde a madrugada de quinta-feira por conta do temporal. O bloqueio ocorre em dois pontos: perto do Estádio Centenário e na altura da Rua Cristóforo Randon. Os moradores fizeram fogueira e usaram contêineres de lixo da Codeca para interromper a passagem de veículos. Eles também estão usando foguetes.
A líder comunitária do Euzébio, Miriam Machado, diz que cerca de 300 famílias estão prejudicadas:
– Tem o Clube de Mães sem luz, tem o projeto social do bairro sem luz, tem pais e mães que não podem guardar a comida na geladeira. As reclamações já foram feitas, mas não tivemos retorno até agora.
Leia mais
Veranópolis e Caxias do Sul decretam situação de emergência
BR-470 permanece com bloqueio na manhã desta sexta-feira
Não há consenso se estragos em Vila Oliva foram causados por tornado ou rajada de vento
Mesmo com chuva forte, distrito de Caxias do Sul é reerguido com trabalho de servidores e voluntários
A Rio Grande Energia (RGE) afirma que está trabalhando em vários pontos da cidade e não tem como privilegiar o atendimento para o Euzébio Beltrão de Queiróz, pois parte da comunidade tem ligação clandestina e outros bairros também estão sem energia. Muitas comunidades enfrentam o mesmo problema do Euzébio.
A Secretaria de Trânsito orienta aos condutores que evitem passar pela área e busquem outras alternativas para seguir em direção a Farroupilha ou entrar na cidade. O trânsito está sendo desviado para outras ruas. A Brigada Militar (BM) está no local para monitorar o protesto e evitar que ocorram depredações ou confusões mais graves.
Parte do bairro Jardelino Ramos, por exemplo, está às escuras desde o temporal. O mesmo ocorre na Rua Fernando Adolfo Lopes, no Por do Sol. Nos 255 municípios atendidos pela concessionária, 236 mil clientes registravam falta de energia. Cerca de 30 horas depois do temporal, 179 mil pessoas já estavam com a eletricidade estabelecida. Nem por isso a intensidade dos trabalhos da concessionária diminuiu.