1. Governo gaúcho corta mais de 2 mil turmas nas escolas estaduais
Para o ano letivo de 2017, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) cortou 2.256 turmas nas escolas estaduais – nos três níveis de ensino: Infantil, Fundamental e Médio. A redução de 5,3% foi motivada, segundo o governo, pela queda no número de alunos nos últimos 10 anos e tem objetivos econômicos e pedagógicos: diminuiria a necessidade de professores e aumentaria a "socialização" dos estudantes.
2. Caixa abrirá mais cedo até quarta-feira para saques do FGTS
As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir mais nos dias que antecedem o feriado de Corpus Christi (15). Nesta terça (13) e quarta (14), elas abrirão duas horas antes para pagamento exclusivo das contas inativas do FGTS, como já aconteceu na segunda-feira (12). Nas regiões em que os bancos abrem às 9h, as agências da Caixa abrirão às 8h e terão o horário de atendimento prorrogado em uma hora. Nesta fase, os recursos das contas inativas do FGTS poderão ser sacados pelos trabalhadores nascidos entre setembro e novembro.
3. PSDB decide continuar na base aliada do governo Temer
Principal fiador do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, o PSDB decidiu, na noite de segunda-feira (12), que vai permanecer na base aliada. Os tucanos adotarão o discurso de que não podem desembarcar agora do governo, sob o argumento de que um eventual rompimento com Temer poderia prejudicar a aprovação das reformas da Previdência e trabalhista. Nos bastidores, líderes também defendem que, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolver Temer da cassação, a legenda deve agora aguardar a possível denúncia contra o presidente que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode apresentar até o fim de junho.
4. Sobe para 112 o número de municípios em situação de emergência no RS
Já passa de 100 o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul em decorrência do mau tempo. Balanço da Defesa Civil aponta que o número aumentou de 79 para 112. Já o número pessoas fora de casa se mantém estável desde domingo: são 2.842 famílias, totalizando 11.935 pessoas. O nível dos principais rios do Estado está caindo no Rio Grande do Sul – mesmo assim, em alguns pontos, famílias são mantidas fora de casa por questões de segurança. Na segunda (12), ministro da integração disse que a União descarta repasses emergenciais para cidades do RS atingidas por enchentes. Em Porto Alegre, buscas por mulher levada por enxurrada entram no sexto dia.
5. Terça-feira deve ser de sol e frio no Rio Grande do Sul
Nesta terça-feira (13), a massa de ar frio e seco ainda deve deixar a temperatura baixa e o dia ensolarado no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura do amanhecer será um pouco mais elevada em relação à dos últimos três dias, mas a sensação ainda será de frio. A mínima do Estado deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 4°C. Em Porto Alegre, na terça-feira, a previsão é de céu claro. A temperatura deve variar entre 11°C e 21°C.
6. No Independência, Inter encara o América-MG
O Inter entra em campo às 21h30min contra o América-MG, no Independência, pela sétima rodada da Série B. Completo, a novidade colorada na partida será o atacante Marcelo Cirino. ZH Esportes acompanha o confronto em tempo real.
7. Depois de vitória, Grêmio se reapresenta
O Grêmio se reapresenta às 15h30min no CT após vencer o Bahia por 1 a 0. Os titulares, que conquistaram o resultado na superação, ficarão fazendo recuperação física.
*ZERO HORA