A porta da sede do Partido Progressista (PP), na região central de Porto Alegre, amanheceu parcialmente destruída. Um incêndio atingiu a entrada do prédio, tombado pelo patrimônio histórico, localizado em frente à Praça da Matriz. As informações são da Rádio Gaúcha.
O fato foi percebido pelas primeiras pessoas que chegaram ao local na manhã desta sexta-feira (30). A Polícia Civil procura testemunhas e câmeras de segurança que possam ter registrado a movimentação na região.
Leia mais:
Em frente ao Piratini, manifestantes atacam Temer e Sartori
Agências bancárias de Porto Alegre têm adesão parcial à greve geral
Centrais sindicais criticam repressão a manifestantes e BM diz que agiu para manter a ordem
O presidente estadual do partido, Celso Bernardi, avalia que as posições do partido em relação às propostas de reforma da Previdência e de reforma trabalhista podem ter dado motivação ao ataque. Em nota, o partido afirma que "luta pela liberdade de expressão, democracia e respeito pela diversidade de pensamento ideológico e não concorda com a intolerância e atos de violência praticados por determinados setores da sociedade".
– Nós já tínhamos sofrido vários problemas, mas desta vez os caras vieram para fazer especificamente este ataque. Sabemos que as posições do partido, neste momento de votações na Assembleia e em Brasília, podem ter a ver.
O delegado Marco Antônio Duarte de Souza esteve no local durante a manhã. De acordo com ele, o efeito do ataque poderia ter sido pior, já que, por ser uma construção antiga, possui muita madeira.
– O fogo acabou sozinho. Se algumas condições não tivessem concorrido para isso, o fato poderia ter sido mais grave – relata, destacando que a ação pode ter contado com a participação de diversas pessoas.
A perícia deve determinar o que causou o incêndio. Acredita-se que o crime foi cometido no final da madrugada. Testemunhas relataram que ainda há gasolina em frente ao prédio.
Leia a íntegra da nota do Partido Progressista gaúcho:
O Partido Progressista do Rio Grande do Sul vem a público repudiar e lamentar o ataque à sede do Partido Progressista Estadual, em Porto Alegre ocorrido na manhã desta sexta-feira (30).
O PP/RS luta pela liberdade de expressão, democracia e respeito pela diversidade de pensamento ideológico e não concorda com a intolerância e atos de violência praticados por determinados setores da sociedade.
O PP Gaúcho aguardará a apuração dos fatos e acompanhará atentamente as investigações, mantendo contato com as autoridades. Diante da gravidade dos fatos, esperamos das autoridades agilidade nas investigações e na elucidação deste lamentável episódio.