Uma forte rajada de vento, causou estragos e deixou feridos no município de Sertão, a 48 quilômetros de Passo Fundo, na Região Norte. Segundo testemunhas, a ventania durou menos de 20 segundos. Parte do teto do Hospital São José, o único da cidade, desabou. A ventania foi registrada em meio a um temporal, que incluiu queda de granizo.
As áreas atingidas foram o setor de enfermagem e alguns quartos, que tiveram de ser desocupados – os pacientes foram transferidos para outros quartos e alguns, em melhores condições de saúde, receberam alta. O corredor principal permanecia alagado até as 20h30min deste sábado (27).
Leia também:
RS tem 48 municípios atingidos pela chuva; cinco estão em emergência
BR-116, na Serra, é liberada depois de queda de barreira
O fenômeno que teria causado os estragos ainda não foi identificado. Zero Hora tentou contato com o Inmet, que não se manifestou sobre o caso. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) não atendeu aos chamados da reportagem.
– O vento forte durou uns 10 ou 20 segundos. Foi bem rápido. Depois, só continuou a chuva – relata a enfermeira Rogéria Ribeiro.
Além de remanejar pacientes, o hospital ainda atendeu seis pessoas que participavam de uma festa na Capela São Pedro, no interior do município, onde o teto desabou. Todas as vítimas sofreram ferimentos leves e já foram liberadas.
A cobertura de um centro esportivo também desabou completamente, mas sem deixar feridos. Em toda a cidade, de pouco mais de seis mil habitantes, foram registradas quedas de árvores e postes. Até as 20h30min, o município seguia sem energia elétrica.