Pelo menos seis pessoas foram assassinadas entre a tarde de sexta-feira e este domingo na Serra. O caso mais recente envolveu um jovem de 22 anos, em Gramado. Eduardo Felipe Fernandes foi baleado durante uma briga em frente a um bar na Avenida das Hortênsias, por volta das 4h deste domingo. Levado ao Hospital Arcanjo São Miguel, não resistiu aos ferimentos e morreu no início da manhã. Além de Fernandes, outras duas pessoas também foi atingidas de raspão pelos disparos e encaminhadas ao hospital, onde seguem internadas, sem risco de morrer, até o início desta tarde. Os nomes não foram informados. A Polícia Civil investiga o que teria motivado a briga e já identificou um suspeito de ter efetuado os disparos.
Em Bento Gonçalves, as mortes ocorreram entre o fim da tarde e a noite de sábado, com uma diferença de apenas quatro horas. De acordo com a Brigada Militar, Mateus Machado de Mello, 18, foi morto a tiros na Rua Luis Pedro de Março, bairro Conceição, por volta das 21h.
Mais cedo, por volta de 17h, Lairton Modzeieski, 28, foi executado a tiros na esquina das ruas Fiorelo Baú e Caxias do Sul, no bairro Glória. As circunstâncias dos crimes ainda são desconhecidas. A polícia também não sabe se há relação entre os casos.
Briga generalizada
Também no sábado, morreu Sidnei Dalgobo, 41 anos, a terceira vítima de uma briga generalizada ocorrida na tarde de sexta-feira, em uma casa às margens da BR-285, em São José dos Ausentes. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, mas não resistiu aos ferimentos. O filho dele, Sidcley Djheimys Paz Dalgobo, 20, e Eliab Martins Sampaio, 42, foram mortos a facadas no dia do confronto.
Um jovem de 19 anos (nome não informado pela polícia) e dois adolescentes, de 16 e 17 anos, são suspeitos do crime. As circunstâncias ainda estão sendo apuradas. Extraoficialmente, conforme a Brigada Militar, o conflito que culminou com as mortes teria se iniciado há cerca de um mês e envolveria mulheres de trabalhadores que atuam na colheita de batata na região. Durante as semanas que se seguiram, o desentendimento teria se agravado.
Após ser informada da briga e de que os suspeitos do crime estariam fugindo em um Gol, a Brigada Militar interceptou o veículo na estrada velha que segue em direção a Bom Jesus. No carro, foram encontradas as três facas utilizadas no crime. O rapaz de 19 anos, natural de Minas Gerais e com antecedentes por homicídio, foi preso em flagrante e levado ao presídio de Vacaria. teriam sido conduzidos ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Caxias do Sul.