O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, garantiu, nesta quarta-feira, que as viagens intermunicipais operarão normalmente na próxima sexta, quando estão programados protestos de centrais sindicais contra as reformas do governo federal. A confirmação da normalidade do serviço contraria a decisão anunciada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na terça-feira, de que o transporte intermunicipal seria suspenso para "garantir a segurança dos usuários de ônibus" e "evitar inconvenientes durante as viagens"
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, Westphalen afirmou que, caso ocorra algum bloqueio de trânsito nas rodovias estaduais, a liberação das vias caberá à Brigada Militar.
– As empresas (de transporte) tomarão os cuidados e ao Daer não cabe tomar essa atitude (de suspender as viagens). Então, vai ser normal e não vai haver nenhum impedimento por parte do Daer – afirmou o secretário.
Contatada pela reportagem de Zero Hora, a assessoria de imprensa do Daer confirmou que não haverá nenhuma restrição da autarquia para a circulação dos ônibus que fazem as viagens intermunicipais durante toda a sexta-feira.
O secretário estadual dos Transportes ainda afirmou que, apesar da previsão de protestos, não há histórico de transtornos causados em rodovias gaúchas para justificar a suspensão das viagens.
– Se eventualmente houver algum problema, são questões que não dizem respeito ao Daer – destacou Westphalen, ressaltando que a decisão da autarquia já havia sido revista internamente na noite de terça-feira.
A determinação anunciada anteriormente pelo Daer previa as empresas de ônibus seriam orientadas a encerrar as atividades a partir das 4h de sexta-feira. Linhas com chegada prevista após esse horário não poderiam deixar o local de embarque.