Leia mais
Rádio Gaúcha completa 90 anos com programação especial
Temer sanciona medida que simplifica renovação de concessões de rádio e TV
Em sessão solene, nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados prestou homenagem aos 90 anos da Rádio Gaúcha, completados em 2017. A sessão foi uma iniciativa dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e João Derly (Rede-RS). Ao longo da solenidade, representantes de diferentes partidos se revezaram na tribuna para destacar a relevância da emissora da RBS na vida do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Na abertura do evento, o deputado Pompeo leu um texto enviado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no qual observa o "papel de porta-voz rio-grandense, fortalecendo a iniciativa das comunidades no sentido de suas aspirações e reivindicações e destaca "a defesa de valores sociais e coletivos" por meio de campanhas educativas. Em seu discurso, Pompeo complementou as palavras do presidente da Casa: "Aonde o gaúcho vai, a Rádio Gaúcha vai junto".
Representando a Rádio Gaúcha, o vice-presidente editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech, relembrou a liderança de audiência da emissora, atribuindo-a principalmente à paixão com que os mais de 100 colaboradores da emissora se dedicam à atividade de informar o público com agilidade e credibilidade. "O microfone da Gaúcha é uma trincheira da liberdade de expressão, do debate e da pluralidade em um mundo de crescente radicalização e intolerância", acrescentou Rech.
O papel da Gaúcha na cobertura jornalística e esportiva também foi relembrado pelo deputado Afonso Motta (PDT-RS). "A presença da rádio ocorre em coberturas extraordinárias, em vários momentos do país. Em momentos históricos da trajetória da humanidade, a Rádio Gaúcha sempre esteve presente", afirmou.
Já a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que trabalhou na sucursal do Grupo RBS em Brasília, defendeu a importância da rádio no atual momento político, de tramitação de projetos importantes no Congresso, como lei do abuso de autoridade, anistia a Caixa 2 e lista fechada e fim do foro privilegiado. "A rádio serve à democracia, e temos que preservar este valor", defendeu.
Outro responsável pela homenagem, o deputado João Derly disse que a proposta levou em conta a importância da Gaúcha na cobertura esportiva. Ele lembrou que a emissora acompanhou a trajetória dele enquanto conquistava diversos títulos como judoca. "Minha vida de esportista, de atleta, de judoca, sempre necessitou da informação para que a gente pudesse alavancar a carreira", disse Derly.
A solenidade em homenagem aos 90 anos da Gaúcha ainda foi acompanhada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que exemplificou o papel da emissora na vida do Rio Grande com a cobertura precisa e responsável durante uma epidemia de gripe A no Estado, enquanto exercia o cargo de secretário da Saúde. Segundo ele, a cobertura foi fundamental para tranquilizar a população, permitindo que as autoridades debelassem a epidemia..
A cerimônia também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo; da conselheira federal da OAB, Clélia Carpi; de diversos parlamentares, da ex-senadora Marina Silva, além de representantes de entidades da comunicação, do Ministério Público Estadual, da Justiça Federal e do governo gaúcho.
RECONHECIMENTO
Confira, a seguir, outras manifestações de parlamentares na sessão em homenagem aos 90 anos da Gaúcha.
Deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS): "O veículo rádio foi prognosticado de que iria desaparecer com as novas mídias. Mas, dada a sua cumplicidade com o ouvinte, ele não só se consolida como, de uma maneira muito criativa, e a rádio Gaúcha talvez seja um dos melhores exemplos que nós temos no país, ela construiu a parceria com o seu ouvinte através das redes sociais".
Deputada Maria do Rosário (PT-RS): "Quero parabenizar a Rádio Gaúcha por não ceder ao sensacionalismo fácil, em tempo em que a comunicação está sendo transformada em algo que coloca-se diante da barbárie para ali buscar pontos de audiência. A Rádio Gaúcha nunca precisou disso".
Deputado Afonso Hamm (PP-RS): "Passamos pelo pior momento político, econômico e de credibilidade. Só através de uma imprensa livre, com a história da Rádio Gaúcha, que nós faremos a transformação da própria política e dos políticos, para tornar a vidas das pessoas melhor".
Deputado Heitor Schuch (PSB-RS): "Eu venho aqui fazer um registro de que esses 90 anos, com certeza, não foram 90 dias. É uma história que caminha para o centenário, muitas coisas importantes aconteceram, e a Radio Gaúcha foi protagonista na sua divulgação, aproximando as pessoas da notícia e das coisas que acontecem no Rio Grande, no Brasil e no mundo".
Deputado Mauro Pereira (PMDB-RS): "É um orgulho falar de uma emissora que, sem sombra de dúvida, é orgulho do povo brasileiro, é um dos principais meios de informação do estado e do país, que há nove séculos serve para unir os gaúchos dos quatro cantos do estado".
Deputado Danrlei (PSD-RS): "Não é à toa que a emissora está há mais de 20 anos na liderança absoluta de audiência no Rio Grande do Sul. A minha história se confunde um pouco com a Rádio Gaúcha. Sou de uma família de Crissiumal, que fica a 500 quilômetros, de uma família que vivia, de manhã à noite, ligado e ouvindo a Rádio Gaúcha.".
Deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS): "Lá no interior, onde moravam meus avós, nos anos 50, a gente já escutava a rádio Gaúcha pra acompanhar o futebol. Então, cada um tem uma história, uma ligação que a Rádio Gaúcha, ao longo destes 90 anos, proporciona, seja no esporte, na cultura, nas demais notícias".
Deputado José Fogaça (PMDB-RS): "A época é outra, a vida é outra, as comunicações têm outra forma no mundo, e a Rádio Gaúcha segue a sua trajetória. São profissionais que demonstram que a rádio está no fundo, no vínculo mais profundo da nossa verdadeira história".
Deputado Sandro Alex (PSD-PR): "A Rádio Gaúcha vai além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Me recordo, no ano de 86 eu iniciei na radiodifusão como rádio-escuta, eu acompanhava os boletins do Gaúcha Repórter, e também informava o Paraná. A Gaúcha tem uma contribuição com o país".