Uma denúncia de maus tratos a idosos resultou em uma ação conjunta entre a Brigada Militar (BM) e agentes da Secretaria de Saúde de Viamão em uma clínica geriátrica, na manhã deste sábado, no município da região Metropolitana. Conforme a ocorrência registrada na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) local, cerca de 20 idosos estavam alojados em dependências com péssimas condições sanitárias e de acomodação. O proprietário da clínica e um homem que realizava o serviço de cuidador foram presos. Eles serão encaminhados ao Presídio Central. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais:
Homem é morto a tiros em Viamão
Hospital de Canoas tem 200 leitos a menos do que a capacidade
A clínica foi interditada e os idosos estão sendo identificados e conduzidos à abrigos, informou a Brigada Militar. Ainda de acordo com o registro policial, a casa possuía apenas nove camas para os 20 internos. Cozinha, banheiros e demais dependências também estavam em condições precárias. Em depoimento à polícia, os presos afirmaram que as famílias pagavam a quantia de um salário mínimo para manter os idosos.
A situação de descaso também não era diferente em relação aos serviços de saúde. Os residentes eram atendidos por apenas um cuidador, e não recebiam a visita de médicos.
A Polícia Civil também vai investigar a relação de uma terceira pessoa com a clínica, pois, apesar de pertencer ao homem que gerenciava o negócio, a propriedade está em nome de outra pessoa.
*Rádio Gaúcha