A reformulação do programa de castrações de animais da prefeitura de Caxias do Sul - que suspendeu temporariamente os cadastros - criou dúvidas entre protetores de bichos e pessoas que inscreveram seus mascotes para esterilização via unidade básica de saúde (UBS). Nesta semana, um pedido de informações também foi aprovado pelos vereadores, que se mostraram preocupados com o controle populacional de cães e gatos depois que a prefeitura encerrou o contrato com a empresa que, desde 2010, castrava e implantava chips gatos e cachorros. Mensalmente, mais de 500 eram esterilizados via UBS, serviço que custava R$ 89,6 mil aos cofres públicos.
Leia mais
"Uber gaúcho" estreia neste mês em seis cidades da Serra
Motorista do Uber tem o rosto fraturado e acusa taxistas de retaliação após denúncia
MP prorroga prazo para regulamentação de aplicativos de transporte em Caxias
A justificativa, de acordo com a diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcelly Paes Felippi, é que a proliferação dos animais não está sendo resolvida, principalmente em bairros como Fátima, Reolon, São Caetano, Galópolis, Desvio Rizzo e Serrano.
– Um estudo mostrou que os bichos que estavam sendo castrados não eram aqueles que tinham grande risco de se proliferar. Se estavam sendo castrados quase 600 por mês, como a quantidade na cidade não está nem controlada? Não adianta focamos nos que ficam em apartamentos e não na rua, em contato com outros. A responsabilidade da prefeitura tem ligação com saúde pública – explica.
Marcelly adianta que os cadastros nas UBSs estão suspensos e que, por enquanto, não adianta procurar a prefeitura para solicitar castração do mascote. Os cerca de 8 mil pedidos que estavam em espera estão sendo resolvidos aos poucos, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS):
– As cirurgias estão sendo feitas durante as aulas do curso de Medicina Veterinária, com supervisão de professores, em dois blocos cirúrgicos disponibilizados pela UCS. São poucos por vez, claro, mas esse número vai aumentar. Temos mais duas ações previstas para agilizar o serviço, uma delas apenas esperando a autorização da Justiça. A prioridade, agora, serão famílias com algum vínculo com programas sociais. A previsão é de que em cerca de dois meses possamos começar a colocar em prática o projeto de castração em massa.
Campanhas estão tirando bichos da Apas
Com a reformulação do programa de castrações, a prefeitura também organiza a campanha Adote por Amor, que busca uma família para os animais que estão em abrigos e no canil municipal (antiga Soama). Desde o início do ano, mais de 15 bichos foram adotados, a maioria tirada da Associação Caxiense de Proteção aos Animais São Francisco (Apas), entidade que ocupa irregularmente um terreno particular no bairro Parque Oásis.
Um processo de reintegração de posse corre contra o responsável pela entidade, o ex-vereador Flávio Dias. No dia 6 de março, o juiz Carlos Frederico Finger determinou que Dias tire os bichos e devolva o terreno, sob pena de multa no valor de R$ 2 mil por mês. O mandado de citação está nas mãos do oficial de justiça, que teria até a primeira semana de abril para informar o ex-vereador sobre a decisão. A partir daí, ele teria cinco dias para efetivar a saída. Uma força-tarefa, encabeçada por voluntários, também tenta encontrar alternativas para tirar os bichos que vivem no terreno em situação precária. Alguns foram transferidos para o canil municipal, mas 128 cachorros ainda estão no espaço.
Neste sábado, mais uma campanha 200 Corações para 200 Focinhos ocorre em Caxias. É uma oportunidade para quem, assim como Leonardo Ferronatto (abaixo), 21 anos, busca um amigo de quatro patas.
Há pouco mais de uma semana, ele viu um vídeo na internet sobre a situação da Apas e resolveu ajudar:
– Nunca tive cachorro e minha mãe não queria bicho em casa. Aí, conhecemos o Nuvem, esse velhinho que agora terá uma vida digna. Ele estava lá em uma situação deprimente, com o potinho de ração vazio, no meio da terra. Agora, tem um pátio para brincar. Caminhamos com ele duas vezes por dia porque, como ele ficou muito tempo sem se mexer tanto, parece que tem dificuldade de movimentar as patinhas. A alegria que ele nos proporciona é impagável.
QUER ADOTAR? CONFIRA ONDE
Campanha de adoção 200 Corações para 200 Focinhos
Neste sábado, das 9h às 16h, na Rua João Cemin, no bairro Parque Oásis (rua sem saída)
Informações: (54) 99150.4565
Campanha Adote por Amor
No dia 8 de abril, à tarde (horário ainda será confirmado), no largo do Centro do Administrativo, em frente à prefeitura
Informações: (54) 3901.1445