O serviço de vigilância nos parques dos Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul, foi retomado na semana passada. As áreas de preservação reúnem os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. A vigilância e outros serviços estavam interrompidos desde outubro, quando o contrato de operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) com empresas terceirizadas venceu. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Governo Federal promete retomar neste mês parte dos serviços nos cânions da Serra
Após encerramento de contratos, voluntários se mobilizam para manter visitação de cânions em Cambará do Sul
Para manter os parques abertos, voluntários de Cambará do Sul e de cidades catarinenses que integram a área dos cânions se mobilizaram para prestar os serviços. De acordo com o diretor dos parques, Deonir Zimmermann, o contrato para a vigilância foi assinado no início do ano, mas os postos de observação só foram ocupados na semana passada. Ao todo, são duas bases de vigilância que funcionam 24h por dia.
O contrato de limpeza também foi assinado em janeiro, mas os dois profissionais que devem prestar o serviço ainda precisam ser contratados. Já os serviços de apoio operacional, como secretário e motoristas, ainda dependem de licitação. O edital já foi lançado para a contratação de empresa que atuará na recepção. O ICM-Bio arrecada os valores dos ingressos dos visitantes e fica responsável pela manutenção dos serviços. Juntos, os dois parques recebem mais de 200 mil visitantes por ano.