Uma programação especial marcou uma data especialíssima: nesta quarta-feira, dia em que a Rádio Gaúcha comemorou 90 anos de atividade, profissionais da emissora levaram quatro atrações para perto do público: Timeline, Sala de Redação, Gaúcha Repórter e Hoje nos Esportes foram transmitidos diretamente do Gaúcha Sports Bar, no Viva Open Mall, em Porto Alegre.
Há 22 meses na liderança absoluta de audiência na Grande Porto Alegre, posição geralmente ocupada por emissoras musicais, a marca alcança 16 milhões de pessoas por mês também no Facebook, comprovando a capacidade permanente de inovação e conexão com o público de uma Gaúcha que hoje extrapola o on air.
Leia mais:
"A Gaúcha está presente na vida de milhares de pessoas em todo o mundo", diz Nelson Sirotsky
Relembre coberturas históricas nos 90 anos da Rádio Gaúcha
Gaúcha estabeleceu "intimidade única" com ouvintes e anunciantes, diz presidente do Grupo RBS
– É um dia histórico para todos nós que temos a nossa vida vinculada à Rádio Gaúcha. E eu falo não só da equipe que faz a emissora, mas dos nossos ouvintes que acompanham todos os dias a emissora, em qualquer parte do mundo – disse o acionista do Grupo RBS Nelson Sirotsky, que desde muito jovem acompanha a trajetória da Gaúcha, onde começou sua carreira na RBS, em 1971.
Os apresentadores Kelly Matos e Luciano Potter deram início ao dia de comemoração com o Timeline – como de hábito, David Coimbra participou de Boston, nos Estados Unidos. O programa colocou no ar Jackson Follmann, goleiro da Chapecoense que estava no avião que caiu na Colômbia, em novembro. O atleta, que teve parte de uma perna amputada e começa agora a se adaptar a uma prótese, falou de seu processo de recuperação:
– Está sendo um momento ímpar na minha vida. Estou muito feliz de poder ficar em pé e dar os primeiros passos. Estou reaprendendo a caminhar.
David elogiou o jogador pelo otimismo e pela alegria sempre presentes em suas manifestações.
– A gente caiu de um avião, né? Uma tragédia muito grande. A gente está com sorriso no rosto porque está vivo. Eu perdi vários irmãos e isso me machucou muito, mas, pensando na minha pessoa, eu sempre vou estar alegre – disse Follmann. – Fico muito feliz de contar um pouco da minha história em um dia tão especial para todos – completou.
Na despedida, Kelly agradeceu pelo "presente" de aniversário para a emissora:
– É muito legal poder estar celebrando a tua vida e o teu exemplo de superação neste dia.
Um "Parabéns a você” no início do "Sala de Redação"
Ouvintes atenderam ao convite e compareceram ao Sports Bar, localizado na Avenida Nilo Peçanha, para conhecer os apresentadores e tirar fotos.
O professor de inglês Dorisvelton Rosa, 33 anos, de Bom Retiro do Sul, acordou cedo para viajar 120 quilômetros até a Capital, especialmente para o evento.
– Acompanho a Gaúcha há 20 anos. Na correria do dia a dia, sempre dou jeito de ouvir a rádio para me informar – contou Rosa.
A tradutora Sonia Szewczyk, 63 anos, mesmo a poucas horas do prazo final para entregar um trabalho, também passou pelo Gaúcha Sports Bar. Enquanto revisava um texto, curtia o programa conduzido por Kelly, Potter e David.
– Tem coisas da cidade das quais a gente tem que participar. Eu já acordo ouvindo a rádio, trabalho ouvindo a rádio. Esse trio é maravilhoso! Os três são extremamente inteligentes – disse Sonia.
Alguns dos presentes foram entrevistados ao vivo. Depois de tantos elogios aos profissionais e à programação da Gaúcha, Luciano Potter brincou:
– Kelly, parece que a gente contratou os ouvintes para falarem bem da gente, né?
A partir das 13h, um time numeroso tomou os lugares ao redor da mesa principal do Gaúcha Sports Bar para dar início ao programa Sala de Redação: Pedro Ernesto Denardin, Wianey Carlet, Cacalo, Maurício Saraiva, Guerrinha, Zé Victor Castiel, Kelly Matos e Duda Garbi. Interpretando Santaninha, personagem inspirado no colunista de Zero Hora Paulo Sant'Ana, Garbi puxou um Parabéns a Você no primeiro bloco, ao final de uma entrevista com Nelson Sirotsky, acionista do Grupo RBS.
A turma logo passou à pauta principal do programa, a dupla Gre-Nal. Os dois times tinham compromissos, na noite desta quarta-feira, pela Primeira Liga: em Brasília, o Grêmio contra o Flamengo, e no Beira-Rio, o Inter contra o Fluminense.
Colorado, o ouvinte Dorisvelton planejava retardar a viagem de volta a Bom Retiro do Sul para poder acompanhar o jogo na Capital. Faltava conseguir a "permissão" da companheira, já que o combinado era que ele retornaria após o encerramento do Sala de Redação.
– Vou tentar negociar e esticar um pouco – brincou o professor.
Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS
"A Gaúcha é uma fonte de informação e de união do nosso Estado. Por meio de seu conteúdo, do jornalismo e do esporte de qualidade, integra os gaúchos no RS e em todo o mundo. É a origem da nossa empresa. Foi aqui que meu avô começou a RBS e, passados todos esses anos, permanece inspirando e motivando nossa família a seguir em frente, revitalizando nossa crença na comunicação."
Entrevista com Cyro Silveira Martins Filho, gerente de Jornalismo da Rádio Gaúcha
Qual o sentimento da equipe no dia dos 90 anos da Gaúcha?
Sensação de responsabilidade por uma construção de nove décadas. E a certeza de que a gente não parou no tempo. A Gaúcha está sempre à frente do que está acontecendo, percebendo os movimentos que vão acontecer, se antecipando. O mais recente foi a questão da evolução digital – a Gaúcha se posicionou de forma a aproveitar essa revolução, e não torná-la inimiga. As pessoas não estão ouvindo menos rádio, estão ouvindo rádio de forma diferente. Hoje você lê rádio, assiste rádio, vê rádio. Tem vídeo, áudio, fotografia e texto. É uma solução multiplataforma de comunicação.
E os planos para o futuro?
Manter-se atualizada e cada vez mais próxima do ouvinte. A Gaúcha é um caso único no Brasil e um dos poucos no mundo de rádio de notícias que é líder entre todas as rádios concorrentes no dial. É mais ouvida do que rádios populares, que eram as tradicionais líderes, é mais ouvida do que rádios musicais, que eram outras tradicionais líderes em outras praças, e mais ouvida do que rádios de músicas populares, que são as mais ouvidas em outras praças. Resolvemos descer um pouco nossa "altitude de voo" e explicar para o público que esse projeto do deputado ou aquela iniciativa do prefeito devem ser discutidos e apresentados, sim, mas de forma a mostrar como podem resultar em água encanada ou não, em saúde ou não. Você precisa saber, a Gaúcha informa. E, com isso, a Gaúcha se torna imprescindível na vida do ouvinte.
A Gaúcha tem tradição na formação de profissionais.
É um berçário de talentos, todo tipo de talentos: mais seniores, talentos juniores, talentos intermediários. Está sempre gerando pessoas para o mercado.