O forte temporal da madrugada desta quarta-feira causou grandes estragos em Viamão, na Região Metropolitana. Os bairros mais afetados são Gaúcha, Augusta, Santo Onofre, Santa Isabel e Cecília. Até o momento, não há registro de feridos.
Confira vídeo registrado por moradores após o temporal em Viamão:
O Bairro Gaúcha foi o que registrou mais ocorrências, com queda de postes e a cheia de um córrego. Casas foram invadidas pela água e moradores tiveram que ser realocados. Segundo o secretário de Gestão de Viamão (órgão ao qual a Defesa Civil é subordinado), Nilton Magalhães, a estimativa é que 500 famílias tenham sido atingidas pelos alagamentos. A maior parte, cerca de 340 famílias, no Bairro Augusta. Até o momento, não foram contabilizadas casas destruídas, mas alguns muros foram derrubados.
O segurança Marcos Valinodo Chaves, 31 anos,viu o muro do seu pátio desabar. Água da chuva e do esgoto invadiram a residência e o alagamento dentro do imóvel atingiu cerca de um metro de altura.
No Bairro Augusta, moradores fizeram um protesto bloqueando a Rua Constância Feijó de Fraga com móveis e eletrodomésticos que foram destruídos pela água que invadiu as casas durante a madrugada.
Anderson Batista de Carvalho, 32 anos, e seus oito filhos estão desalojados. O gesseiro também teve o muro do terreno destruído e perdeu tudo dentro de casa. O morador ergueu a estrutura especialmente para conter o volume de água do arroio. Ele teme que a estrutura da casa esteja comprometida.
José Luis Santos da Rosa, 52 anos, que mora na Avenida Conquista, a cerca de 40 metros do Arroio Feijó critica os reparos feitos pela prefeitura da cidade para evitar situações como essa, que deixaram de ser incomuns no local.
— Todos os anos é assim, inunda tudo. A água entra nas casas e as pessoas perdem tudo. O cachorro de um vizinho morreu afogado. Minha filha perdeu tudo, a prefeitura vem aqui e faz uma coisa paliativa e não resolve. Todos os vizinhos querem vender as casas - diz.
Foto: Paulo Rocha / Agência RBS
Dener Favaris, 43 anos, teve seu carro arrastado pela força da água. O vigilante mora a cerca de 100 metros do arroio.
— Minha esposa me acordou pelas 2h30min. Quando consegui sair de casa meu vizinho disse: "O Corsa desceu". Eu nem enxergava o carro, ficou totalmente submerso. Agora que a água abaixou comecei a ver o carro - diz.
Veja através do Google Maps parte da Avenida Conquista, que foi afetada pela chuva forte da madrugada:
O temporal também deixou danos em residências de, pelo menos, mais três municípios gaúchos: Charqueadas, Santa Cruz do Sul e Imbé.