No dia em que a prefeitura de Caxias do Sul iniciou a remoção das placas para flexibilizar mais uma vez o uso do segundo corredor de ônibus na Pinheiro Machado e Sinimbu, a União das Associações de Bairro (Uab) entrou com uma representação no Ministério Público (MP) para tentar impedir que as novas mudanças do SIM Caxias passem a valer definitivamente. A ideia, segundo o presidente Flávio Fernandes, é forçar a prefeitura a apresentar o estudo de viabilidade das mudanças e debater a liberação da conversão à direita. A diretoria da Uab e alguns presidentes de bairros também estiveram, na quinta, na Câmara de Vereadores para protocolar um pedido de audiência pública sobre o tema.
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– Não há motivo para liberar o segundo corredor, essa medida só beneficia quem tem carro, pessoas que têm condições. Isso só vai fazer com que o transporte coletivo atrase e os trabalhadores que usam ônibus sejam prejudicados. Voltar ao que era antes, com um só corredor para os ônibus, é um retrocesso. Permitir as conversões à direita, então, é coisa do passado. Nenhuma cidade grande hoje permite isso – afirma o presidente da Uab.
Fernandes diz que a representação foi protocolada nesta quinta no MP com a esperança de que o órgão público pudesse intervir na liberação total, que ocorre a partir desta sexta nas duas ruas. Mas, em função do recesso do Judiciário, o promotor responsável só avaliará o documento a partir da próxima segunda.
– Nós queríamos que essa liberação não ocorresse, já que depois pode ser mais difícil de reverter. Mas não vamos desistir dessa luta. Agora vamos aguardar pelo parecer do MP – adianta Fernandes, à frente da Uab há dois anos.
As placas que indicavam os horários que eram compartilhados entre carros e ônibus no segundo corredor foram retiradas na quinta de manhã pela prefeitura. As sinalizações amarelas na Pinheiro Machado, de acordo com o secretário interino da pasta de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, devem permanecer. A justificativa é de que, como esses locais onde elas estão não contam com as faixas azuis no chão, as placas podem auxiliar motoristas. Sobre a proibição de conversões à direita, Soares afirma que até o final do mês apresentará resultados de um estudo ao prefeito. Somente a partir desses dados será possível planejar a liberação das conversões.