Após um período de 12 meses de pesquisas, estudos e consultas a especialistas do Brasil e do Exterior e no ano em que comemora o seu 60º aniversário, o Grupo RBS anunciou nesta segunda-feira sua nova estratégia, com foco no jornalismo e no entretenimento e uma inovadora forma de relacionamento com o mercado (clientes e agências). Com o redesenho, as unidades de negócio passarão a atuar de forma horizontal e integrada, em cinco áreas: Produto e Operações, Marketing, Mercado, Editorial e Finanças. O objetivo é adaptar a estrutura e a atuação ao comportamento de consumo de informação do público e a uma nova realidade de mercado. As mudanças foram apresentadas em evento com os líderes da empresa, pela manhã, e em videoconferência com os colaboradores à tarde.
Numa era de conexão ininterrupta, a RBS reforça a crença na produção de conteúdo certificado e de qualidade, em todas as plataformas.
– É uma virada em termos de comunicação. Buscamos um modelo que esteja sempre em evolução. Estamos convictos de que, olhando de fora para dentro e com uma atuação mais integrada, seremos mais completos e ágeis para entregar essa oferta contemporânea, única e diferenciada, relevante e que gere negócios para os anunciantes – afirma o CEO de Mídias, Claudio Toigo Filho.
O rosto novo da estrutura é o executivo Marcelo Pacheco, trazido do Facebook, a maior empresa digital de mídia do mundo, para comandar a área de Mercado. Com passagens por empresas como Grupo Abril e Disney/ESPN, ele chega para aprimorar as relações com os anunciantes e o ambiente publicitário, desenvolvendo novo formato de abordagem comercial, com segmentação por perfil e comportamento dos clientes.
Novos produtos serão lançados neste ano, sob a liderança da área de Produto e Operações, que será conduzida por Andiara Petterle. Até então responsável por Jornais e Mídias Digitais, ela assume também as Redações de Televisão e Rádio e a área de Tecnologia. Também está sendo criada uma nova área de Marketing, liderada por Marcelo Leite, a quem caberá ampliar e renovar os produtos da plataforma de entretenimento.
A área Editorial segue sob comando de Marcelo Rech, a quem cabe assegurar a ética, independência e credibilidade jornalística dos veículos da RBS, numa era em que a veracidade das notícias precisa ser atestada a cada momento por marcas que assegurem confiança. A aposta no jornalismo de qualidade, que faz do Grupo RBS o segundo mais premiado do país, será redobrada.
Para preparar a estrutura para esse novo ciclo, a área de Finanças e Controladoria segue com Ibanor Polesso. Com 20 anos de RBS, Ibanor responde pelo financeiro, planejamento, suprimentos e compliance. A responsabilidade pelo negócio de Televisão, no qual a RBS TV é afiliada da Rede Globo, pela dimensão e relevância para o público, permanece diretamente com o CEO de Mídias, assim como as áreas acima.
Convicto de que a rapidez com que a indústria de mídia se renova exige postura mais atenta e eficaz das empresas, o presidente do Grupo e do Conselho de Administração, Eduardo Sirotsky Melzer, reforça a vocação da RBS em antecipar tendências, aproximando as pessoas por meio da comunicação:
– Nós acreditamos em comunicação como um dos pilares de desenvolvimento da sociedade e estamos nos preparando, com todas essas mudanças, para aumentar a intensidade das nossas relações com o público e com o mercado.